Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Itália: Bispo fala em cenário «desolador» após sismo no centro do país

Foto: Lusa
Abalo de 6,2 na escala de Richter provocou mortes e elevados danos materiais

Lisboa, 24 ago 2016 (Ecclesia) – A região central da Itália foi atingida esta madrugada por um sismo de 6,2 na escala de Richter, que provocou um número ainda indeterminado de desaparecidos e mortos, além de elevados danos materiais.

O terramoto ocorreu às 03h36 locais (02h36 em Lisboa), a sudeste de Nórcia, cidade da província de Perúgia, na região da Umbria, seguindo-se réplicas nesta zona e na região de Lácio, nas proximidades de Roma.

A Conferência Episcopal Italiana anunciou, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, que vai enviar um milhão de euros, como primeira ajuda de emergência para as regiões atingidas, e promover uma coleta nacional nas comunidades católicas do país a 18 de setembro.

O bispo de Ascoli, D. Giovanni D’Ercole, saiu ao encontro da população em Pescara del Tronto, cerca de 100 quilómetros a sudeste de Perúgia, onde disse ter encontrado um “cenário desolador”.

“Quando cheguei, ao amanhecer, vi uma localidade destruída, gritos, mortes. Não sabemos quantos [mortos] há”, relatou à Rádio Vaticano.

O responsável católico fala numa situação “desesperada”, sublinhando que há várias localidades onde ainda não é possível chegar.

“Há muitas pessoas que não respondem e eu fui agora abençoar, sob os escombros, os corpos de dois jovens. Não sei dizer quantos mortos há, os feridos são muitos”, refere.

O bispo elogia a "colaboração de todos" e refere mesmo que alguns padres que estavam consigo "começaram a escavar" entre os destroços, à procura de sobreviventes.

D. Giovanni D’Ercole adianta que todas as igrejas das aldeias afetadas pelo terremoto estão "destruídas".
OC



in



Sem comentários:

Enviar um comentário