Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2016

S. Josemaria Escrivá e Saxum, na Terra Santa


S. Josemaria, o Fundador do Opus Dei, poderá, neste 26 de junho que a Igreja lhe dedica, começar a ver tornar-se realidade um grande sonho: os primeiros passos do Projecto Saxum, na Terra Santa.
 
Recordar este grande santo, um santo dos nossos dias, é ter presentes os seus ensinamentos “do quotidiano”: a oração - sempre!; o trabalho - bem feito!; a família; a lealdade e a fidelidade - a Deus à Igreja, aos outros, e tudo isto com a simplicidade e alegria própria dos cristãos. E podemos ir mais além. O Projecto Saxum na Terra Santa, um sonho tornado realidade, leva-nos a reflectir no amor apaixonado de São Josemaria pela Humanidade de Cristo: «É esse amor de Cristo que cada um de nós se deve  esforçar por realizar na sua vida. Mas para ser ipse Christus é preciso mirar-se Nele. Não basta ter-se uma ideia geral do espírito que Jesus viveu; é preciso aprender com Ele pormenores e atitudes. É preciso contemplar a sua vida, sobretudo para daí tirar força, luz, serenidade, paz. Quando se ama alguém, deseja-se conhecer toda a sua vida, o seu carácter, para nos identificarmos com essa pessoa.[...] temos de seguir Cristo tão de perto como Santa Maria, sua Mãe; como os primeiros Doze; como as santas mulheres; como aquelas multidões que se apertavam ao Seu redor. Se fizermos assim, se não criarmos obstáculos, as palavras de Cristo penetrarão até ao fundo da nossa alma e transformar-nos-ão.».
 
Visitar a Terra Santa seguindo os passos de Jesus era um desejo de São Josemaria que, no entanto, não pôde realizar: “Tinha uma grande vontade de ir à Terra Santa, rezar como uma personagem mais do Evangelho, tomando nota de cada pormenor, mas como nunca ali tinha estado, recriou as paisagens o melhor que pôde segundo tinha estudado e lido”, assim nos conta o Beato Álvaro del Portillo, seu mais directo colaborador e sucessor à frente do Opus Dei. Mais tarde, em 1994, o Beato Álvaro del Portillo teve a oportunidade de ir à Terra Santa, em  peregrinação, realizando, de certa forma, o desejo de São Josemaria e ali celebrou a sua última Missa na terra na igreja do Cenáculo (ad Coenaculum) em Jerusalém. No dia seguinte, poucas horas depois de ter regressado a Roma, Deus chamou-o à sua presença.
 
Dar continuidade ao sonho e realizar o desejo destes dois santos: assim nasceu  Saxum, um local de paz para um encontro verdadeiramente pessoal com Jesus Cristo.

Saxum, na Terra Santa, é um projecto abrangente onde tudo concorre para que, num ambiente familiar, seja possível rezar, trabalhar, descansar e aprender. Fica situado nos arredores de Abu Gosh, uma aldeia das montanhas da Judeia, a 15 km de Jerusalém e próximo de Ein Karem (o lugar da Visitação) e de Belém. Os edifícios, com duas valências principais - uma casa de retiros e um centro de acolhimento ao peregrino - são modernos e funcionais, sempre em harmonia com a herança artística local da Terra Santa.
 
A casa de retiros está especialmente vocacionada para a realização de retiros espirituais e cursos de formação cristã. Integra, também, um centro de desenvolvimento social com acções de formação e outras actividades de serviço social na zona, especialmente relacionadas com a hotelaria.
 
No centro de acolhimento ao peregrino - “Centro de Recursos Multimédia” - encontra-se informação muito completa sobre a Terra Santa com recurso a tecnologia avançada: a sua geografia, a Bíblia e os principais acontecimentos da história da salvação que aconteceu nesta área, vídeos diversos e um modelo em escala de Jerusalém. Visa, também, contribuir para a formação de guias turísticos para a Terra Santa. Saxum e Polis - Instituto de Línguas e Humanidades de Jerusalém - realizam em conjunto os conteúdos do Centro de Recursos Multimédia. Em Polis, cristãos, judeus, muçulmanos e drusos trabalham juntos num espírito de cooperação tão próprio do legado de São Josemaria. Existe, ainda, um auditório para apresentações, conferências e reuniões especiais e um local destinado à oração - um oratório onde se pode participar na Missa e no sacramento da Confissão.
 
A assistência espiritual aos participantes nas actividades organizadas em Saxum: retiros espirituais, convívios, cursos de formação cristã, etc. é dada pela Prelatura do Opus Dei.

«Ao oferecer-te aquela História de Jesus, pus como dedicatória: “Que procures a Cristo. Que encontres a Cristo. Que ames a Cristo”. - São três etapas claríssimas. Tentaste, pelo menos, viver a primeira?»: são palavras de S. Josemaria que em 1939, começou a chamar Saxum — rocha em latim  a D. Álvaro del Portillo pela sua fidelidade e fortaleza. Hoje, Saxum - na Terra Santa será, talvez, para muitos o início de uma transformadora aventura. Ainda em 2016, tudo isto será possível!


Rosa Ventura


Sem comentários:

Enviar um comentário