Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Newsletter nº 17 - Maio 2016




Boletim Informativo


Maio 2016



POSTO MÉDICO DE AZINHEIRA DOS BARROS INFORMATIZADO
No passado mês de Abril, foi finalmente concluída a informatização do Posto Médico de Azinheira dos Barros, depois de vários anos de incansável insistência da comunidade e da Junta de Freguesia. Esta operação regulariza o funcionamento do Posto Médico, uma vez que as receitas não eram entregues no momento da consulta, não sendo sequer possível a marcação de consulta para o dia seguinte.
O investimento foi decidido pelo novo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE, recentemente nomeado, a par da informatização do serviço em Canal Caveira. Ao longo dos últimos anos a Junta de Freguesia e a Casa do Povo de Azinheira dos Barros, com o apoio da população, fizeram todos os esforços que estavam ao seu alcance para garantir a concretização destes serviços mínimos, mas os pedidos só foram escutados com a mudança de Governo. A informatização melhora o serviço público, torna-o mais eficaz e assegura a igualdade de acesso ao SNS, combatendo os desequilíbrios que muitas vezes se fazem sentir nas faixas interiores do país.

JUNTA DE FREGUESIA ASSUME DESPESAS COM MULTIBANCO DO LOUSAL
Nas localidades do interior o serviço de multibanco é verdadeiro serviço público, sendo uma resposta fundamental para os que têm maior dificuldade de mobilidade, mas também para acrescentar valor a projetos turísticos de relevo. O caso do Lousal é efetivamente umas dessas situações, em que o multibanco desempenha várias funções para a comunidade e também para os milhares de visitantes que aqui nos visitam ao longo do ano. Assim, e porque as instituições bancárias não estão disponíveis para pagar os custos mínimos que assegurem que a manutenção dos multibancos, a Junta de Freguesia passará a pagar as despesas de funcionamento com o multibanco do Lousal, depois de já o fazer com o multibanco de Azinheira dos Barros. O principio está errado, porque deveriam ser os próprios bancos a assumir esta despesa, mas quando a alternativa é deixar de ter o serviço, o que nos resta fazer? É o preço da interioridade que infelizmente temos de pagar.


CONCURSO PARA HABITAÇÃO SOCIAL EM AZINHEIRA DOS BARROS
No passado dia 26 de Abril de 2016, terminou o prazo para a apresentação de candidaturas à casa que vagou na habitação social de Azinheira dos Barros. Esta casa, um T2, tipo moradia, acolherá uma família após o procedimento de escolha pelo júri designado pelo Município de Grândola, que esperamos que seja breve. Fica ainda o apelo público para que se considere a construção de mais moradias de habitação social em todo o concelho, como forma de parar a desertificação e garantir que os jovens casais têm incentivos para permanecer nas faixas interiores dos territórios.


SUBIDA DO SADO EM CANOAS
A Associação Evion, de Alcácer do Sal, promoveu nos dias 23,24 e 25 de Abril a subida do Rio Sado em canoas, começando em Azinheira dos Barros, e terminando em Alcácer do Sal. Este evento, que reuniu algumas dezenas de participantes, promove o Rio Sado como espaço de natureza, mas também de desporto e criação de riqueza local. O Rio Sado pode e deve ser valorizado, mas para isso também o Município deverá contribuir, não podendo ser só a Junta de Freguesia a fazer o esforço solitariamente.


COMEMORAÇÕES DO 25 ABRIL EM AZINHEIRA DOS BARROS E LOUSAL
As comemorações de Abril celebram a Liberdade e a Democracia, e ajudam a que relembremos os mais novos da experiência de ditadura que o país viveu, para que as novas gerações nunca se deixem subjugar à limitação da liberdade. Na Freguesia, estabeleceu-se uma parceria com os atores locais, nomeadamente com a Associação “Os Amigos de Azinheira dos Barros, a Casa do Povo de Azinheira dos Barros e a Associação Jovem Minas do Lousal que, com o apoio da Junta de Freguesia, desenvolveram um conjunto de incitativas que celebraram o mês de Abril e a Liberdade. No entanto, defendemos que a Câmara Municipal deverá pensar numa verdadeira estratégia de celebração dos momentos festivos, apoiando também iniciativas em todo o concelho. É uma escolha errada o facto de a Câmara Municipal não apoiar as iniciativas que acontecem nas Freguesias.


22 DE MAIO - MINAS DO LOUSAL- OPERATION DAM INVASION AIRSOFT
Mais informações aqui


CONCURSO PARA BOLSEIROS NO CENTRO CIENCIA VIVA DO LOUSAL

O Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência (CCVL) torna pública a abertura de concurso para a atribuição de duas Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT), na área da promoção da cultura científica e tecnológica, para formação complementar em gestão de programas de ciência designadamente em actividades relacionadas com a comunicação de ciência.
Mais informações em BGCT Geologia e BGCT Física


ATL DE AZINHEIRA DOS BARROS AUMENTA HORAS DE FUNCIONAMENTO
A partir do mês de Maio, o ATL e apoio ao estudo que funciona em Azinheira dos Barros,em resultado de uma parceria entre a Junta de Freguesia e a Casa do Povo de Azinheira dos Barros, com o apoio da Câmara Municipal de Grândola, vai aumentar o número de horas de funcionamento. Assim, a partir de 2 de Maio, o ATL vai passar a funcionar duas horas por dia nos dias escolares, com apoio ao estudo, e todos os sábados e domingos, das 15h00 às 18h00. Este serviço público é essencial para apoiar as famílias mas, sobretudo, para apoiar as crianças em idade escolar.


AZINHEIRA DOS BARROS CLASSIFICA PINHEIRO CENTENÁRIO
As árvores de grande porte são monumentos vivos que fazem parte da memória dos povos, e constituem focos de histórias, de contos e sobretudo de momentos que marcam a vida das pessoas. Em Azinheira dos Barros, existe uma dessas altivas árvores centenárias cujo processo de classificação como interesse público decorre junto do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. O “Pinheiro” como aliás é chamado localmente, assumiu uma identidade própria e era o símbolo de quem entrava na comunidade, num tempo em que não existia ainda IC1 e que a entrada principal era a de quem chegava de comboio ou a de quem vinha pela antiga estrada real, vindos das Sesmarias dos Nobres.

AINDA SE LEMBRA?


ALCATROAMENTO RUA RODRIGO ESTEVEZ - AZINHEIRA DOS BARROS


CALÇADA RUA RODRIGO ESTEVEZ - AZINHEIRA DOS BARROS


CALCETAMENTO NAS MINAS DO LOUSAL


CONSTRUÇÃO ABRIGO E PONTO DE CORREIOS NO VISO


PARAGEM DE AUTOCARROS RUA 25 DE ABRIL - MINAS DO LOUSAL


NICHO DE SANTA BÁRBARA - MINAS DO LOUSAL


O POVO EXIGE, A JUNTA REIVINDICA

ARRANJO TRAVESSA DO CHICO FERREIRO - AZINHEIRA DOS BARROS


RECUPERAÇÃO DA TINA DOS QUARTÉIS - MINAS DO LOUSAL




Copyright © 2015 Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, All rights reserved.


Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão
Rua João de Deus n.º 1, 7570 - 003, Azinheira dos Barros
Tel: 269 594 133 Fax: 269 594 106

Delegação no Lousal
Bairro do Barranquinho, 7570 - 006, Azinheira dos Barros
Tel: 269 508 184 Fax: 269 508 359

 


Sem comentários:

Enviar um comentário