Páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Comunicar/Partilhar

Dia oito de Maio p,p, comemorou-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Todos temos consciência da influência que a comunicação social tem e transmite à sociedade: ídolos, valores, concorrência, marketing, etc.
 
Quer seja em papel, televisão ou online teremos sempre em conta que, do outro lado, está alguém que nos lê, ouve e vê.
 
Não é fácil ser um bom profissional da comunicação. Exige tempo, ponderação, visão humana, autenticidade e ser aquele que diz sempre a verdade.
 
O que se transmite é absorvido rapidamente por todo o mundo, dada a supremacia da era tecnológica. Daí a importância do tema que o Papa Francisco escolheu, neste ano da Misericórdia, para esse dia: “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”.
 
Na comunicação é fundamental saber escutar para se poder partilhar questões, dúvidas e colocar as capacidades e dons que todos possuímos ao serviço de todos, da sociedade que é nossa.
 
O saber comunicar é saber acolher e, nesse sentido, estabelece-se “um encontro fecundo” que se interliga com a misericórdia.
 
Saibamos aproveitar as redes sociais que, bem utilizadas, fazem crescer “uma sociedade sadia e aberta à partilha”.
 
Depois da recitação do Regina Caelis o Santo Padre deixou uma mensagem escrita aos seus seguidores nas redes sociais e enviou uma saudação especial aos profissionais das comunicações: que se construa uma “comunicação autêntica e humana”.







 Adelaide Figuinha
Professora


Sem comentários:

Enviar um comentário