Páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2016

CCB, 15 maio, 17h - Joana Carneiro dirige OSP no CCB, em concerto com Artur Pizarro


 
imagem

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem

imagem
Este concerto, com Artur Pizarro [piano], Joana Carneiro [direção musical]
e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, pode atingir lotação esgotada.
Aconselhamos vivamente a aquisição antecipada dos seus bilhetes.
imagem

Incipit – palavra latina que em composição musical, designa uma sequência inicial de notas – é o título da obra encomendada a Luís Tinoco para celebrar os 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro onde se estreou em junho de 2015.

O Concerto em Sol Maior para Piano e Orquestra, de Maurice Ravel, foi escrito entre 1929 e 1931 e os seus três andamentos são acentuadamente influenciados pelo jazz que tanto marcou Ravel durante a sua digressão aos Estados Unidos, em 1928.

O Concerto para Orquestra, de Béla Bartók, uma das suas obras mais conhecidas e acessíveis, foi composto em Nova Iorque em 1943 e estreado no ano seguinte. Tal como título sugere, os vários naipes da orquestra são tratados como solistas.



Este programa será apresentado, pelos mesmos artistas, a 25 de junho, no Porto, na Casa da Música.
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
Estreia na RTP2: Dialogues des Carmélites
imagem
Dialogues des Carmélites, ópera de Francis Poulenc, nova produção apresentada
em São Carlos a 3, 5 e 7 de fevereiro de 2016 é emitida (estreia televisiva) este sábado, 14 de maio, às 22h35 na RTP2.

Com direção musical de João Paulo Santos, encenação de Luis Miguel Cintra e cenografia e figurinos de Cristina Reis, o elenco de Dialogues des Carmélites foi inteiramente português e teve lotação esgotada nas três récitas.

Teresa Paixão, diretora de programas da RTP2, frisou recentemente ao jornal Público:
“Há cinco anos que não gravávamos ópera”.
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
Lindane e Dalmiro, ópera de João Cordeiro da Silva, pode, em breve,
atingir lotação esgotada. Adquira, logo que possível, os seus bilhetes.
imagem

A jovem Lindane não quer desposar D. Fabrizio e é entregue aos cuidados da Baronesa e de Giacinta que a odeiam. É por Dalmiro que bate o coração de Lindane. Até que o amor volte a reunir este par de apaixonados e a todos perdoar o mal que lhes fora feito, infindáveis e divertidas peripécias percorrem esta ópera sério-cómica desenrolada na exótica Bagdade e onde tudo pode acontecer: invejas e despeitos, torneios, leões, florestas ensombradas e sumptuosos palácios.

Com libreto de Gaetano Martinelli, Lindane e Dalmiro é a última das nove óperas compostas por João Cordeiro da Silva, compositor português da corte de D. Maria I. Contemporâneo de Souza Carvalho e de Leal Moreira, a obra de Cordeiro da Silva merece ser revisitada. E é por essa razão que Lindane e Dalmiro, estreada no Real Teatro da Ajuda em 1789, regressa à presente temporada do Teatro Nacional de São Carlos.

 
imagem
imagem
imagem
imagem

M/12
O Workshop Nabucco é para
maiores de 12 anos.
imagem


Destinado a adultos e maiores de 12 anos, este workshop analisa os diversos ingredientes que compõem uma ópera e constitui um precioso complemento às récitas da ópera Nabucco, a última produção da lírica da temporada 2015-16 que apresentaremos em São Carlos.

Orientado por músicos experientes da Orquestra Sinfónica Portuguesa e abordando temas relacionados com Nabucco, os participantes serão convidados a executar as suas próprias composições musicais.
imagem
imagem
imagem
imagem

imagem
O recital de piano de António Rosado
pode atingir em breve lotação esgotada.
Antecipe a compra dos seus bilhetes.
imagem

Sobre António Rosado disse a revista francesa Diapason que é um "intérprete que domina o que faz. Tem tanto de emoção e de poesia, como de cor e de bom gosto."

O pianista português tem uma carreira reconhecida nacional e internacionalmente, corolário do seu talento e do gosto pela diversidade, expressos num extenso repertório pianístico que integra obras de compositores tão diferentes como Gershwin, Copland, Albéniz ou Liszt.
imagem

 

Sem comentários:

Enviar um comentário