Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Beja: «Alma» do povo alentejano vibrou com passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima - D. António Vitalino

Foto: Diocese de Beja
Bispo diocesano agradece iniciativa do Santuário de Fátima

Beja, 09 mai 2016 (Ecclesia) - O bispo de Beja, D. António Vitalino, considera que a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pela diocese, entre 22 de novembro e 6 de dezembro de 2015, permitiu mostrar a “alma” do povo alentejano.

“Foi uma oportunidade única de sentir a alma do nosso povo e no Baixo Alentejo não foi diferente”, refere o prelado, num texto que vai integrar a próxima edição do Semanário ECCLESIA.

A publicação vai ser dedicada às várias etapas da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que começou há um ano e se vai concluir a 13 de maio, na Cova da Iria, englobada na preparação da comemoração do centenário das aparições (1917-2017).

D. António Vitalino agradece ao Santuário de Fátima por esta iniciativa, que na Diocese de Beja percorreu mais de 250 quilómetros.

“O povo acorreu, de dia e de noite, cantou e rezou, mostrando que é um povo religioso e devoto de Nossa Senhora, apesar de a maioria não frequentar as liturgias nas igrejas”, assinala o prelado.

As paróquias promoveram encontros de oração e procissões com a participação de pessoas das comunidades por onde não foi possível a imagem passar.

“Como muitos diziam, só Nossa Senhora consegue tocar na alma deste povo, fazê-lo vibrar e até chorar”, observa o bispo de Beja.

O responsável explica que, estando a diocese em Sínodo, as catequeses sobre a misericórdia e a reconciliação fizeram a ligação com a mensagem de Fátima.

“Espero que fique nas pessoas o desejo de conhecer melhor a mensagem de Fátima, Jesus Cristo e o Evangelho, para quem Nossa Senhora aponta e nos conduz. Oxalá estejamos prontos e atentos  para fazer tudo o que Jesus nos disser através da Igreja e os pastores saibam aproveitar esta ajuda de Maria”, conclui D. António Vitalino.

A celebração de encerramento da visita vai coincidir com a peregrinação anual de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, presidida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, incluindo a consagração das Dioceses de Portugal a Nossa Senhora de Fátima.

A imagem passou pelas comunidades católicas de Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores e Porto, antes de regressar a Leiria-Fátima.

OC


in


Sem comentários:

Enviar um comentário