Páginas

sábado, 23 de abril de 2016

Santuário de Fátima promove cursos intensivos de verão destinados a jovens investigadores de história e de ciências sociais

1ª edição realiza-se no próximo mês de Julho

  Igreja e Religião


O Santuário de Fátima apresenta uma nova iniciativa, a 1ª edição dos Cursos de Verão sobre Fátima, destinada a investigadores e jovens universitários da área da história e das ciências sociais. Este novo passo, promovido pelo Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, vai ter lugar nos dias 14, 15 e 16 de Julho nas instalações do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.

Em entrevista à sala de imprensa, o director do Serviço de Estudos e Difusão, Marco Daniel Duarte, refere que um dos «objectivos fundamentais destes cursos é aproximar a comunidade científica da temática de Fátima».

Este curso intensivo, que integra uma componente teórica expositiva mas também a oferta de visitas orientadas aos lugares mais significativos para a compreensão desta mensagem, tem a particularidade de abordar Fátima não só pelos olhos dos teólogos mas também a partir do prisma de outras ciências sociais, como a antropologia, a história e a história da arte, a sociologia entre outras.

De forma introdutória, «esta primeira edição pretende ser uma aproximação ao fenómeno Fátima, precisamente para captar a atenção das pessoas que, não entendendo ainda o fenómeno ou estando pouco familiarizadas com a sua história, tenham uma primeira oportunidade de serem introduzidas nesta temática», sublinha Marco Daniel Duarte.

Outro dos objectivos desta iniciativa que se pretende anual «será levar os investigadores a conhecer as fontes para o estudo de Fátima», de forma a que saibam quais são as «fontes arquivísticas, as artísticas e as fontes materiais. Desde 1917 até aos nossos dias, Fátima continua a ser tema de estudo e, portanto, é preciso entender quais são essas fontes primeiras para este específico estudo», afirma o coordenador do curso.

O curso não quererá fixar-se «numa abordagem teológica, mas antes na forma como a teologia tem abordado os conteúdos de Fátima porque a forma de olhar para o cerne da Mensagem de Fátima mudou ao longo do tempo e esses assentos permitem esclarecer muito do que foi o comportamento dos actores sociais de cada época histórica», sublinha Marco Daniel Duarte.

Na primeira edição a parte introdutória deste tema está a cargo de especialistas de entre os quais se destaca o professor Bruno Cardoso Reis, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que abrirá o curso com o tema «Fátima, o catolicismo global e o regresso de Deus às relações internacionais».

Depois da leccionação dos temas propostos, este primeiro curso centrar-se-á no significado global das Aparições de Fátima no contexto do mundo contemporâneo, tema tratado por pessoas ligadas à instituição: o Dr. Nuno Prazeres, Secretário do Apostolado Mundial de Fátima, a Ir. Ângela Coelho, Postuladora da Causa de Canonização de Francisco e de Jacinta Marto e Vice-Postuladora da Causa da Irmã Lúcia, e o Vice-reitor do Santuário, o Pe. Vítor Coutinho.

O curso conta com um programa complementar que possibilitará a participação nas actividades culturais que o santuário promove, como são as visitas à exposição temporária e à permanente ou aos lugares que alguns destes investigadores não conhecem.

Estes cursos de verão, gratuitos e com um número máximo de 25 participantes, pretendem ser anuais. O primeiro, já este ano, é uma “Introdução ao fenómeno de Fátima”, sendo que o tema escolhido para o próximo ano é dedicado à relação entre Fátima e os Papas.

in


Sem comentários:

Enviar um comentário