Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Próximas actividades



         Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja

consprev2016 beja
Beja | 28 de Abril
Património Artístico da Igreja: Critérios e Práticas de Conservação Preventiva | 2ª sessão - Inscrições encerradas
Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, Beja, 28 Abril 2016, 10h00


Atingida a lotação do espaço previsto, encontram-se encerradas as inscrições na 2ª sessão da Acção de Formação "Património Artístico da Igreja: Critérios e Práticas de Conservação Preventiva". Iniciativa do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, em colaboração com o Departamento do Património Histórico e Artístico e o Secretariado de Liturgia da Diocese de Beja, terá lugar na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, na próxima 5ª feira, dia 28 de Abril.

inventario2016 sessao
Fátima | 2 de Maio
Inventário de Bens Culturais da Igreja: Análise, Identificação, Classificação | 5ª sessão - Mobiliário e instrumentos musicais
Domus Carmeli, Fátima, 2 Maio 2016, 10h30

Sessão dedicada ao tema "Mobiliário e instrumentos musicais", os respectivos módulos, serão leccionados por Maria Isabel Roque e Rui Magno Pinto.
Iniciativa realizada no âmbito do
Projecto Thesurus, destina-se aos técnicos que, nas dioceses, têm por tarefa a elaboração do inventário das respectivas igrejas, mas também a todos aqueles que pretendam obter formação especializada neste domínio.

reverartecrista cartaz lw
Lisboa | 5 de Maio
(Re)Ver a Arte Cristã | Conferências
Igreja da Madre de Deus, 5 Maio 2016, 17h30

Conferências-visita promovidas pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, (RE)VER A ARTE CRISTÃ pretende valorizar e fomentar uma das mais fascinantes valências deste património, ao serviço da missão que lhe está confiada. Incidindo em casos concretos do património de cada igreja, visa potenciar uma metodologia de visita mais abrangente, passível de ser implementada noutros templos, segundo a especificidade de cada um.

Conduzem esta primeira edição, realizada em parceria com o Museu Nacional do Azulejo, os historiadores Alexandre Nobre Pais, Nuno Saldanha e Sílvia Ferreira, num percurso pela igreja do antigo convento da Madre de Deus, em Lisboa.

estudosiconografia lw
Lisboa | 5 de Maio
Estudos de Iconografia Cristã | Lançamento
Igreja da Madre de Deus, 5 Maio 2016, 17h30

Obra da autoria de D. Carlos A. Moreira Azevedo, delegado do Pontifício Conselho para a Cultura, apresenta um conjunto de dezasseis ensaios em torno da temática iconográfica. Debruçando-se sobre temas e figuras, mensagens simbólicas que atravessam o tempo, transmitidas por obras-primas e por imagens medianas, elaboradas por artistas ou executadas por artesãos, será apresentada por António Filipe Pimentel, director do Museu Nacional de Arte Antiga e autor do prefácio da obra.

consprev2016 turcifal
Turcifal | 7 de Maio
Património Artístico da Igreja: Critérios e Práticas de Conservação Preventiva | 3ª sessão
Centro de Espiritualidade, Turcifal, 7 Maio 2016, 10h00


Acção de formação vocacionada para todos quantos se encontram em contacto permanente com o património artístico das igrejas, coordenando ou assegurando a sua manutenção, destina-se também a responsáveis, técnicos e colaboradores com funções nas diversas áreas dos Bens Culturais da Igreja, bem como a todos aqueles que pretendam obter formação especializada neste domínio.

Incidindo em algumas das matérias mais carenciadas do património eclesiástico, pretende fornecer instruções básicas de diagnóstico e manutenção, mas também recomendações de fácil concretização e princípios básicos de conservação, passíveis de serem implementados nas rotinas quotidianas das igrejas.



fb 1

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados
  | Contactos


Sem comentários:

Enviar um comentário