Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Beja: Ação de formação sobre património artístico da Igreja

Beja, 28 abr 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promove hoje, na igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Beja, uma ação de formação sobre o património artístico da igreja, intitulada “Critérios e Práticas de Conservação Preventiva”.

A jornada é vocacionada para quem está em contacto permanente com o património artístico religioso, em igrejas e museus - coordenando ou assegurando a sua manutenção - e destina-se também a responsáveis, técnicos e colaboradores com funções nas diversas áreas dos Bens Culturais da Igreja, bem como a todos aqueles que pretendam obter formação neste domínio.

Incidindo em algumas das matérias “mais carenciadas do património eclesiástico”, pretende fornecer “instruções básicas de diagnóstico e manutenção”, mas também “recomendações de fácil concretização e princípios básicos de conservação, passíveis de serem implementados nas rotinas quotidianas das igrejas”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta ação tem como formadores, Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja; José António Falcão, diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja; Teresa Esteves, inspetora da Polícia Judiciária; Joaquim Inácio Caetano, Laura Romão e Carlos Costa, conservadores-restauradores; Manuela Pinto da Costa, conservadora e museóloga; e Eduarda Vieira, docente universitária.

Esta atividade é feita em colaboração com o Departamento do Património Histórico e Artístico e o Secretariado de Liturgia da Diocese de Beja.

LFS


in


Sem comentários:

Enviar um comentário