Páginas

sábado, 30 de abril de 2016

A entidade responsável pelo controle financeiro do Vaticano está em pleno funcionamento

Numa conferência de imprensa apresentam o relatório do ano 2015. O número de denúncias aumentou e o de crimes diminuiu

  Igreja e Religião

Brulhart Presenta El Balance De La Autoridad De Investigación Financiera (Foto ZENIT Cc)
“O ano de 2015 marca o efectivo funcionamento da Autoridade de Informação Financeira (AIF) desde a sua fundação”. Assim falou nesta quinta-feira, na sala de imprensa do Vaticano, o presidente do conselho directivo da AIF, René Brülhart, durante a apresentação do balanço de 2015 do Vaticano.

A AIF foi instituída no dia 30 de Dezembro de 2010 por Bento XVI, com uma carta apostólica em forma de motu próprio e consolidou o seu mandato com os motu próprio do papa Francisco do 10 de Agosto de 2013, e do 15 de Novembro de 2013 que aprova o novo estatuto.

Desde 2011 até hoje foram detectadas 893 actividades suspeitas no Vaticano, aumentando a cada ano, o que significa não um aumento de actividades financeiras ilícitas, explicou, mas maior consciência para denunciá-las.

Sobre contactos com outros países contra os fundos do terrorismo internacional, foi esclarecido que “não existe nenhuma suspeita particular” porque o tipo de usuários do Instituto para as Obras de Religião (IOR) são normalmente entes e empregados do Vaticano. Não existem, portanto, operadores financeiros externos e muito menos de áreas geográficas de risco.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário