Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2016

A Glória da Páscoa

É o ano da Misericórdia e o Padre Zenão sorria de felicidade naquele Domingo de Páscoa. É capelão de um colégio onde tem a seu cargo rapazinhos, muitos dos quais são filhos de pais separados e... “acompanhados”. Por vezes, perde o sono rezando por eles, pois sente-se incapaz de ensinar e orientar aqueles miúdos sem a ajuda divina, sujeitos como estão aos exemplos vividos em ambientes paganizados. Mas este ano, a glória de Cristo ressuscitado manifestou-se, de modo fulgurante, nos seus alunos. Que candura! Que generosidade! Que inocência! Oh! Como sonhava com a santidade desses futuros homens!

No início da Quaresma, tinha-os incentivado a fazer pequenas mortificações. “Pela manhã” - dizia-lhes – “Levantem-se logo ao ouvirem o despertador, sem esperar que o pai ou a mãe os venham acordar. Ajoelhem-se e rezem. Depois, levantem-se e ergam os braços como quem agradece, porque os Anjos estarão a aplaudir no Céu.” Qual não foi o seu espanto quando, passado o Domingo de Páscoa, começou a receber as saudações de pais e alunos: um deles até se aproximou para lhe dizer que “estava a fazer aquilo” e, erguendo os braços, deu uma volta sobre si mesmo no gesto de agradecer um grande aplauso. Logo outro, que ouvira o colega e bem sabia do que se tratava, disse que também ele fazia o mesmo. E o Padre Zenão rejubilava ao constatar mais uma vez como Deus, que parecia morto, voltara a ressuscitar entre os homens.

Sim! Este está a ser um ano especial. Será por ser um Ano Jubilar, de júbilo, de Misericórdia? Há pessoas que ficaram felizes por se terem aproximado, ao fim de alguns anos, da Confissão, o Sacramento da Misericórdia, como lhe chama o Papa Francisco; ou Sacramento da Alegria, segundo S. Josemaria Escrivá que, acrescentava, era o momento em que Cristo nos dá um grande abraço. Outras pessoas iniciaram novos voos, indo ao seu primeiro retiro e fazendo propósitos de perseverança na sua formação pessoal e frequência dos sacramentos.

Aqueles, e muitos mais, podem erguer os braços como os miúdos do colégio do Padre Zenão. Ouvir-se-á uma grande ovação de Anjos no Céu!

Isabel Vasco Costa
26 de Março de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário