Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2016

A Flowering Tree - Excertos 31 MAR 19h Foyer TNSC - Ópera A Flowering Tree no CCB, 6 e 8 ABR 20h


imagem
imagem
imagem

Venha ouvir antes da estreia da ópera A Flowering Tree alguns excertos interpretados pelos solistas Jessica Rivera, Shawn Mathey e Luís Rodrigues, acompanhados ao piano por Rui Rodrigues.

Comentários de Joana Carneiro e Nicola Raab, respetivamente diretora musical e encenadora da produção que apresentamos a 6 e 8 de abril; e de Rui Horta, encenador da produção de 2010.

A Flowering Tree: 45 minutos para ouvir em primeira mão alguns dos melhores excertos musicais da ópera de John Adams e para saber mais sobre esta obra de um dos compositores vivos mais importantes, pela voz de quem canta, dirige e encena, num ambiente informal.

Entre no espírito de um ensaio musical de ópera, convide amigos e venha assistir a este momento musical irrepetível.

31 de março, 19h00 — entrada livre

Foyer do Teatro Nacional de São Carlos
imagem

Consultar evento e sugerir/convidar amigos:
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem


imagem
imagem

Joana Carneiro fala-nos de A Flowering Tree — vídeo que pode visualizar e partilhar também no Facebook. A magia que convoca o imaginário de todos e a profunda dimensão de moralidade positivista tornam esta ópera especialmente adequada para assistir em família. 6 e 8 de abril, no Centro Cultural de Belém.

imagem
imagem

imagem
Aconselhamos a aquisição antecipada dos seus bilhetes para
A Flowering Tree para que consiga obter os melhores lugares.

imagem
imagem

Joana Carneiro dirige a ópera de John Adams A Flowering Tree,
no Centro Cultural de Belém, dez anos após a sua estreia absoluta.

Com música de John Adams e libreto de John Adams e Peter Sellars, a Temporada Lírica do Teatro Nacional de São Carlos prossegue agora no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, com a apresentação de uma das óperas do compositor John Adams (n. 1947).
imagem
imagem
imagem

Kumudha, uma jovem e bela rapariga engendra um plano para ajudar a sua família pobre: transforma-se em árvore, da qual ela e sua irmã colhem as flores perfumadas e entretecem-nas em grinaldas para depois as venderem no mercado local. Começa assim a história de A Flowering Tree, inspirada num conto tradicional indiano e traduzido pelo escritor A. K. Ramujan onde Kumudha e um príncipe são submetidos a vários rituais e provações destinadas a demonstrar o poder transfigurador do amor.

O prodigioso imaginário de A Flowering Tree parece imitar o de A Flauta Mágica; paralelismo não despropositado pois A Flowering Tree foi uma encomenda de Peter Sellars encenador e diretor New Crowned Festival de Viena ao seu amigo e compositor norte-americano John Adams para celebrar os 250 anos do nascimento de Mozart. Segundo as suas palavras, “tal como em A Flauta Mágica, A Flowering Tree trata o tema da redenção através da transformação individual e da emergência de uma consciência moral”.

A ópera, em dois atos, teve estreia mundial em Viena, em novembro de 2006 e a sua primeira representação em Portugal, no Auditório Calouste Gulbenkian, em setembro de 2010 (versão de semi-encenada).

Numa co-produção da Göteborg Opera, Teatro Comunale di Bolzano e Chicago Opera Theatre com encenação de Nicola Raab, e direção musical de Joana Carneiro, A Flowering Tree apresenta-se desta vez no CCB a 6 e 8 de abril, pelas 20 horas.

O elenco reduz-se apenas três vozes solistas: a rapariga, anónima na história original e a quem Adams dá o nome tâmil de Kumudha, o Príncipe, e o Narrador, este uma invenção de Adams a quem se refere como “um barítono-narrador, omnisciente, e para todo o serviço”.

Todos os outros papéis desta história são desempenhados por bailarinos e, por vezes, pelo coro, quanto canta as linhas das várias personagens.

À exceção da Oratória de Natal El Niño, todas as incursões de John Adams na ópera e no teatro musical têm tratado temas contemporâneos: Nixon in China, The Death of Klinghoffer, I Was Looking at the Ceiling and Then I Saw the Sky, e Doctor Atomic.

É a primeira vez que John Adams e Peter Sellars se aventuram no passado distante — o que reconhecem no velho conto tradicional indiano é que ele nos remete para o nosso tempo de forma tão urgente como qualquer outro assunto contemporâneo.

Para esta ópera — a sexta colaboração entre Adams e Sellars, e a terceira para a qual criaram um libreto — escolheram poemas e contos tradicionais da literatura canaresa traduzidos pelo poeta, tradutor e académico sul indiano, A. K. Ramanujan.




Críticas:


“A partitura é opulenta, onírica, ferozmente lírica, por vezes tintada de sombras escuras e estranhas – nada comparável ao que o compositor de 59 anos de idade tenha escrito até hoje…”

The New Yorker


“ alguns dos mais belos momentos musicais que Adams já compôs…(Ele) continua a progredir e a surpreender – algo como se, ele mesmo, fosse o desabrochar outonal de uma árvore."
Daily Telegraph


“…uma explosão luminosa de beleza orquestral. Uma partitura fértil em música encantadora, alguma dela a mais puramente deslumbrante escrita nos últimos anos…Adams tornou-se possivelmente o nosso maior compositor vivo. Na sua composição nunca recorre a elementos que não sejam estritamente apropriados, uma marca da beleza e da elegância desta partitura.” 
Audiophile Audition


“…a partitura de Adams mais sensual, mais generosa e evocativa, com uma instrumentação colorida e delicada que evoca world music, ritmos primitivos que ecoam Stravinsky e cantos místicos para coro.”

Janelle Gelfand
Cincinnati Enquirer




A FLOWERING TREE
de John Adams

Ópera em 2 atos

Libreto de John Adams e Petter Sellars, baseado num conto homónimo
do folclore indiano traduzido por A. K. Ramanujan.

Direção musical | Joana Carneiro
Encenação | Nicola Raab
Cenografia e figurinos | George Souglides
Desenho de luz | Aaron Black
Coreografia | Renato Zanella
Kumudha | Jessica Rivera
O Príncipe| Shawn Mathey
Narrador | Luís Rodrigues

Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular | Giovanni Andreoli
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina titular | Joana Carneiro

Cenários e figurinos
em co-produção Teatro Comunale di Bolzano /Chicago Opera Theatre

Co-produção CCB/TNSC
imagem
imagem

Consultar evento e sugerir/convidar amigos:
imagem
imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário