Páginas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Síria, terceiro dia de uma frágil trégua

Em meio às denúncias cruzadas de violação do cessar-fogo, o Papa pede que se abra o caminho do diálogo e da paz tão desejada

  Notícias do Mundo

La ciudad de Alepo arrasada por los combates. (foto Wikicommons)

Nesta segunda-feira cumpre-se o terceiro dia da frágil trégua promovida pelos Estados Unidos e Rússia, na qual aderiram o governo sírio e os grupos rebeldes anti-Assad apesar de que o cesse das hostilidades já registou diversas violações.

Enquanto os principais protagonistas do conflito se acusam mutuamente de violar a trégua, que começou na sexta-feira à meia-noite, as pessoas tentaram tirar vantagem da melhor forma possível do primeiro cessar-fogo registado desde que o conflito começou há cinco anos. 

O acordo de trégua exclui explicitamente os grupos jihadistas do Estado Islâmico (Isis por sua sigla em Inglês) e a Frente Al Nosra, que controlam pelo menos metade do território sírio.

Desde o Vaticano, ontem, o Santo Padre Francisco recebeu “esperançoso a notícia sobre o cesse das hostilidades na Síria” e convidou todos a rezar “para que esta abertura possa aliviar a população sofredora e abra o caminho ao diálogo e à paz tão desejadas”. 

No primeiro dia da trégua um ataque do ISIS no norte da Síria, a cidade de Tel Abyad registou uma centena de mortos, enquanto que outros combates no país somaram outras 80 mortes, segundo dados do Observatório Sírio para os Direitos Humanos. 

O fim de semana também foi marcado por dois atentados suicidas: um em Bagdad, que deixou pelo menos 38 mortos e outro no Afeganistão com um saldo provisório de 25 mortos.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário