Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Obama anuncia encerramento de Guantánamo: “contraproducente para o terrorismo”

O presidente dos EUA já havia prometido em 2008 o encerramento antes do final do seu mandato presidencial. A super-prisão actualmente abriga 91 presos

  Notícias do Mundo


Era uma promessa já feita em 2008, agora poderia tornar-se realidade: o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou planos de fechar “uma vez por todas” a super prisão de Guantánamo.

Hoje, o Departamento de Defesa apresentou ao Congresso americano o plano da Casa Branca e do Pentágono do fechamento da prisão na ilha de Cuba, que actualmente abriga 91 presos e um total de 2000 funcionários, entre civis e militares. O objectivo é de realizar tal plano antes do fim do seu mandato presidencial.

“Também o meu predecessor, o presidente Bush, disse que queria fechá-lo”, explicou Obama falando da ‘Sala Roosevelt’ da Casa Branca. “Continuaremos a transferir de forma segura e responsável a outros países os 35 presos, cujas transferências já foram aprovadas”. Os demais, ou seja, os presos julgados perigosos, serão transferidos para uma prisão em solo americano.

O fechamento é motivado pelos custos muito elevados da estrutura e pelo fato de que é utilizada pela propaganda do extremismo islâmico para recrutar seguidores. “Se algo não funciona devemos mudar o rumo. Há tempo é evidente que Guantanamo enfraquece os valores americanos e não ajuda a nossa segurança nacional” e “é contraproducente na luta contra o terrorismo”, afirmou Obama.

“Isso não é minha opinião, mas dos especialistas”, disse ele, observando que fechar Guantánamo é “fechar um capítulo da nossa história e aprender as lições do 11 de Setembro”.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário