Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Mulher com vírus Zika dá à luz bebé saudável

O facto aconteceu no México. Testes em duas outras mulheres grávidas, monitorizadas e com o mesmo vírus, não demonstraram sinais de anomalias nos fetos

  Notícias do Mundo

Mosquito - Pixabay (Mikadago)

A ligação entre o vírus Zika contraído na gestação e nascimento de bebés com microcefalia não é um dado científico. Um facto acontecido no México nos últimos dias demonstra isso. Uma mulher de Pijijiapan (Chiapas), que contraiu o vírus Zika deu à luz uma criança “clinicamente saudável”.

A notícia foi divulgada pelo ministro da saúde do México depois de ter sido confirmada pelas autoridades sanitárias do hospital na cidade de Tuxtla Gutierrez, onde a mulher tinha dado à luz. O mesmo chefe do departamento anunciou que outras 5 mulheres que contraíram o vírus na gestação foram “submetidas a cuidados especializados e a testes periódicos”: para duas deles, que já chegaram na 28ª semana, os testes não mostram sinais de anomalias nos fetos, para as outras três será preciso esperar mais.

Dos 80 casos no México, 45 foram registados em Chiapas, dentre as quais 3 mulheres gestantes. Até agora, o México não encontrou aumento no número de casos de microcefalia, ao contrário do Brasil, onde desde Outubro foram registados 508 casos, contra os 150 anuais, embora o próprio ministério da saúde do Brasil tenha declarado que a mudança nos números deve-se também à mudança de compreensão do conceito com relação aos casos.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário