Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Aniversário dos Pactos Lateranenses: hoje a cúpula ítalo-Vaticana no Palazzo Borromeo

Presente o presidente Sergio Mattarella. Prováveis temas no centro das discussões: acordo fiscal entre os dois países, uniões civis, escolas católicas e instituições isonómicas

  Igreja e Religião

Quirinale

Foi realizada hoje a tarde a cúpula Itália-Vaticano no Palazzo Borromeo, sede da embaixada da Itália junto à Santa Sé, por ocasião das comemorações para o aniversário da assinatura do Pacto de Latrão e do Acordo de alteração da Concordata. Presente o presidente da República, Sergio Mattarella; os convidados foram acolhidos pelo embaixador da Itália junto à Santa Sé, Daniele Mancini.

Pela Santa Sé – informa uma nota do Quirinale – estavam presentes, entre outros, o secretário de Estado, Pietro Parolin; o substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Angelo Becciu; o secretário para as Relações com os Estados, Paul Richard Gallagher; o presidente da CEI Angelo Bagnasco, e o secretário-geral, Nunzio Galantino.

Pela delegação italiana, estavam presentes: o presidente do Senado, Pietro Grasso; Presidente do Conselho de Ministros, Matteo Renzi; o vice-presidente da Câmara, Marina Sereni e vários ministros e sub-secretários.

Não há detalhes ainda sobre os temas abordados durante a revisão anual do estado das relações entre as duas margens do Tiber. É quase certo que no centro estará o acordo fiscal entre os dois Países que entrou em vigor no ano passado, junto com as dificuldades das escolhas católicas, ao financiamento púbico das instituições paritárias, os problemas dos vários sectores da saúda católica e, muito provavelmente, também o ddl Ciriná sobre as uniões civis.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário