Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A púrpura e o sangue: uma luz sobre a Idade Média

Romance de Stefano Vincenzi ambientado no século X apresenta o contexto das batalhas pela conquista de Constantinopla

  Igreja e Religião
Libro "La Porpora E Il Sangue" (Luni Editrice)


Fala-se muitas vezes da Idade Média como de um período escuro e triste, mas quem explorar bem o tema se dará conta de que naquela época houve certamente muitas sombras, mas também muitas luzes que é de imensa importância descobrir e reconhecer.

O assunto será discutido na Universidade Europeia de Roma nesta quarta-feira, 24 de Fevereiro, durante a apresentação do romance histórico “A Púrpura e o Sangue”, de Stefano Vincenzi. Junto com o autor, falarão Luigi Russo, professor de História Medieval na Universidade Europeia de Roma, e Fabio Massimo Signoretti, jornalista do La Repubblica.

Diz a apresentação do romance: “É a metade do século X. O Império Romano do Oriente já recuperou equilíbrio e poder militar quando o papa de Roma coroa imperador do Ocidente um jovem rei vindo da Saxónia que ataca os territórios italianos fiéis ao basileus de Constantinopla. Nicéforo II, guerreiro ascético e invencível, é o basileus. Ele olha para o Oriente visando recuperar os territórios da fé cristã ocupados pelos infiéis. Reis e rainhas, príncipes e princesas, cavaleiros e guerreiros, do Oriente e do Ocidente, amam, odeiam, lutam e traem num contexto fiel à história, até onde pode fiel um romance que relata, ou imagina, também as razões de quem não venceu na guerra ou no amor”.

Stefano Vincenzi é consultor jurídico e professor de Direito do Mercado Financeiro na Universidade Europeia de Roma, além de autor de numerosas publicações e do romance histórico “Rumo a Constantinopla”.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário