Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O que o Papa disse ao colégio sacerdotal argentino?

ENTREVISTA ao reitor, pe. Angel Hernandez. Em uma atmosfera de grande sinceridade, Francisco falou de temas como jubileu e Vatileaks

    Papa Francisco


O Santo Padre Francisco recebeu na quinta-feira passada, 14 de Janeiro, em audiência no Vaticano, os membros do Colégio Sacerdotal Argentino de Roma, por ocasião da visita pastoral dos bispos da Comissão Episcopal de Ministérios da Conferência Episcopal (CEMIN) .

O encontro ocorreu na biblioteca do Palácio Apostólico com um diálogo informal, caloroso e profundo que durou mais de uma hora entre o Bispo de Roma e os sacerdotes e bispos.

O reitor do Colégio Sacerdotal, o pe. Angel Hernandez, nesta entrevista concedida à Zenit indicou que o Santo Padre começou esse encontro comentando-lhes que a ideia do Jubileu da Misericórdia tinha sido uma inspiração do Espírito Santo. Ademais, pediu-lhes que quando confessem sejam ‘realmente pais’ e exortou-lhes também a ‘serem Pastores’ no local onde estão. Também alertou sobre os perigos do pelagianismo, que promove um restauracionismo que quer voltar a uma situação que já não existe mais e que costuma esconder uma certa mundanidade espiritual; e também do gnosticismo. Sobre a reforma em curso na Cúria confiou-lhes que apesar do que indicam certos meios de comunicação a verdade é que na Igreja de hoje e na Cúria existem muitos santos. Acrescentou que se sentia sempre “em paz”, uma paz que o acompanhou desde o dia da sua eleição e nunca o tem abandonado no meio das dificuldades.

A seguir a entrevista na íntegra:

***

ZENIT: Como foi a atmosfera da reunião que tiveram com o Santo Padre?
– Pe. Angel Hernandez: Sem discursos preliminares e palavras formais, depois dos cumprimentos e fotos protocolares, passou-se directamente a uma rica conversa sobre diversos temas. O clima foi de sinceridade,  simples e íntimo, onde não faltou o humor, as perguntas com um tom mais pessoal e um espírito de alegria e comunhão.

ZENIT: Qual foi a primeira questão abordada pelo Papa?
– Pe. Angel Hernandez: O ponto de partida foi o Jubileu da Misericórdia recentemente lançado em todo o mundo. Francisco destacou que a génese deste evento extraordinário veio do que ele confiou ser uma verdadeira inspiração do Espírito, nascida da sua oração pessoal e confirmada no diálogo com alguns dos seus conselheiros.

Ao mesmo tempo ressaltou que foi um aprofundamento do caminho já definido por Paulo VI e, em seguida, acentuado por João Paulo II em sua encíclica Dives in Misericordia, a canonização de Faustina Kowalska, a instituição da Festa da Divina Misericórdia no segundo domingo de Páscoa e outras opções suas.

ZENIT: E, especificamente, sobre o Jubileu da Misericórdia?
– Pe. Angel Hernandez: Como de costume em Francisco, o olhar universal desceu para as questões pastorais muito concretas, especialmente a preocupação pelo ministério da reconciliação. Insistiu na necessidade de confessores com profunda consciência de ser instrumento da misericórdia, humanamente sadios e dispostos a receber em todo momento o penitente que sempre deve levar no coração a experiência de ser acolhido, ainda nos casos em que não possa receber a absolvição. Em uma palavra, o Papa afirmou que o confessor está chamado a ser um verdadeiro pai no  encontro sacramental.

ZENIT: Ou seja, vocês fizeram perguntas variadas?
– Pe. Angel Hernandez: As perguntas dos membros do Colégio foram direccionadas para a vida dos sacerdotes, e para a missão reservada para eles ao voltarem para as suas dioceses quando terminar o seu tempo de estudos na Cidade Eterna. O Papa destacou que o centro era “ser Pastores” lá onde estiverem e nas tarefas que lhes correspondam realizar, tanto na actividade académica, nos seminários ou tribunais onde exerçam o seu ministério. Recordou o núcleo do ministério apostólico do livro dos Actos, válido também para os presbíteros: “a oração e o anúncio da Palavra”.

ZENIT: O Papa falou sobre quais desafios e os riscos?
– Pe. Angel Hernandez: Ao falar dos desafios para a Igreja na actualidade, Francisco disse que hoje existia dois riscos representados por duas heresias antigas, mais ainda activas: o pelagianismo e o gnosticismo. Em particular percebe-se o primeiro quando se incentiva um certo restauracionismo que pretende voltar a uma situação que já não existe mais, mas que na verdade denota uma fragilidade interna na maneira de viver a fé. Este restauracionismo muitas vezes esconde uma mundanidade espiritual, verdadeiro perigo para o crente. É preciso, recordava o Papa aos sacerdotes do Colégio, distinguir entre o mundo e o espírito mundano, para não esconder-se da realidade, mas, muito menos, perder aquilo que nos torna cristãos, segundo a oração do Senhor ao Pai: “Não te peço que os tires do mundo, mas que os preserve do Mal” (Jo 17, 15).

ZENIT: É verdade que vocês disseram ao Papa que as pessoas o amam muito?
– Pe. Angel Hernandez: Os sacerdotes mostraram-lhe o afecto e a oração das pessoas das suas respectivas dioceses e de todos os que queriam transmitir as suas saudações ao Papa. Francisco agradeceu o gesto e expressou, como o faz normalmente, o quanto precisava da oração de todos e o bem que lhe faz o contacto diário com as pessoas, hoje, especialmente, nas missas que celebra quase diariamente em Santa Marta. Afirmou que “estar com as pessoas me faz bem”.

ZENIT: Sobre as causas de beatificação em andamento, o Papa falou algo?
– Pe. Angel Hernandez: Sim, recordou dois argentinos em processo de beatificação e canonização, Mamá Antula e o Padre Brochero; os milagres atribuídos à intercessão deles acabam de ser aprovados pela junta médica da Congregação dos Santos.

ZENIT: Disse-lhes algo sobre o Vatileaks e a reforma da Cúria?
– Pe. Angel Hernandez: Ao se referir a alguns fatos que tiveram particular impacto mediático, concluiu dizendo que, apesar destes estes casos, hoje, “na Igreja existem muitos santos; e aqui (na Cúria) existem santos”. É o outro lado do que destacam os meios de comunicação.

ZENIT: E sobre a sua vida diária?
– Pe. Angel Hernandez: Conversando sobre as muitas responsabilidades e desafios que têm de enfrentar todos os dias, manifestou que está sempre “em paz”, uma paz que o acompanhou desde o dia de sua eleição e nunca o abandonou no meio das dificuldades, conquistas, dores e alegrias diárias no exercício do seu serviço apostólico. “Estou nas mãos de Deus” foi uma das suas últimas frases antes de concluir um encontro verdadeiramente familiar e amigável.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário