Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Começa em Roma o Encontro Internacional “Vida Consagrada em comunhão”

Celebra-se do 28 de Janeiro ao 2 de Fevereiro, na Cidade do Vaticano, com a participação de uns quatro mil religiosos. Convocado pelo Papa Francisco, serve para fechar o Ano da Vida Consagrada

  Igreja e Religião


Nesta quinta-feira começa o Encontro Internacional “Vida Consagrada em Comunhão”, que acontece em Roma do 28 ao 2 de Fevereiro, e com o qual se encerrará o Ano da Vida Consagrada. Espera-se a participação de uns quatro mil religiosos.

O encontro foi convocado pelo Papa Francisco e organizado pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA), em colaboração com a Conferência Mundial dos Institutos Seculares (CMIS).

Com o tema “Vida Consagrada em comunhão. O fundamento comum na variedade das formas”, haverá jornadas de encontro, vigílias de oração, momentos para aprofundar a especificidade de cada forma “com um olhar dirigido ao futuro”, segundo informou a CIVCSVA em um comunicado.

Os objectivos da reunião são “conhecer e dar a conhecer melhor o grande mosaico da vida consagrada, viver a comunhão redescobrindo o único chamado na diversidade das formas (Ordo Virginum, vida monástica, Institutos apostólicos, Institutos seculares, novos Institutos e novas formas de Vida Consagrada), começar juntos o caminho no grande Jubileu da Misericórdia que entrega mais uma vez a todos os consagrados o mandato específico da sua vocação: ser o rosto da misericórdia do Pai, testemunhas e construtores de uma fraternidade vivida autenticamente”, lê-se na nota.

O evento começa hoje na Basílica de São Pedro, com uma vigília presidida pelo arcebispo José Rodríguez Carballo, Secretário da CIVCSVA, com a participação do cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação.

O programa prevê que no dia 29 de Janeiro, todos os consagrados e consagradas reúnam-se na Sala Paulo VI da Cidade do Vaticano. Além do mais, nos dias 30 e 31, cada forma de vida consagrada terá uma reunião em cinco lugares diferentes de Roma, para aprofundar sobre alguns aspectos específicos da sua vocação.

No dia 1º de Fevereiro, de novo na sala Paulo VI, o Santo Padre receberá os participantes em uma audiência, e estes também participarão pela tarde no Oratório “Nos passos da beleza”, dirigido por Monsenhor Marco Frisina.

O encontro terminará no dia 2 de Fevereiro com a peregrinação jubilar matutina e com a celebração eucarística vespertina para a XX Jornada Mundial da Vida Consagrada, que será presidida pelo Pontífice.

O Ano da Vida Consagrada foi convocado pelo Papa Francisco, em Novembro de 2014, no final de uma reunião com 120 superiores gerais dos Institutos masculinos e acolhendo a sugestão dos responsáveis da CIVCSVA, depois de ouvir muitos religiosos.

A iniciativa foi concebida no contexto da comemoração do 50º aniversário do Concílio Vaticano II e, em particular, no aniversário da publicação do decreto conciliar Perfectae caritatis.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário