Páginas

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

"Um natal sóbrio por causa da situação dramática vivida pelas comunidades cristãs iraquianas"

É o que pediu o Patriarca caldeu Louis Raphael I, o Primaz da Igreja caldeia


No retiro espiritual pré-natalino dos sacerdotes e dos diáconos da Arquieparquia caldeia de Bagdad, realizado na segunda-feira, 21 de Dezembro, na capital iraquiana na presença do Patriarca caldeu Louis Raphael I, o Primaz da Igreja caldeia convidou os presentes a favorecerem uma celebração do Natal sóbria e concentrada nos traços essenciais da solenidade cristã, sem se deixar distrair por momentos convivais e mundanos.

Este ano – informou a Agência Fides, que consultou as fontes oficiais do Patriarcado – a situação dramática vivida pelas comunidades cristãs iraquianas, causada também pelo desinteresse e pelas omissões das instituições públicas, sugere aos Pastores da Igreja caldeia que recusem inclusive os tradicionais encontros conviviais com representantes políticos e religiosos para a troca de votos que no passado caracterizaram o período das festividades natalinas.

Uma sobriedade motivada especialmente pelo momento cheio de sofrimentos e incertezas sobre o futuro que as comunidades cristãs iraquianas estão vivendo. Dentre as causas duradouras e novas de sofrimento e dificuldades, o Patriarca mencionou a situação de abandono dos refugiados cristãos que fugiram da Planície de Nínive sob os ataques dos jihadistas do Estado Islâmico (Daesh), a inalterada lei que impõe aos filhos de se tornarem muçulmanos quando um dos pais se converte ao islão e também os posteres surgidos recentemente nos muros de Bagdad que pedem às mulheres cristãs que usem o véu.

O Natal de 2015 – comentou o Patriarca caldeu – será para todos de oração e recolhimento, para buscar a consolação que só pode vir do anúncio salvífico do nascimento de Jesus, no início do Ano da Misericórdia. 

Para a Missa de Natal, o Primaz da Igreja caldeia abrirá a Porta da Misericórdia na tenda que funciona como capela para cerca de mil cristãos refugiados em um acampamento de Bagdad. Outras duas portas santas já foram abertas pelo Patriarca na Igreja dedicada à Nossa Senhora das Dores, na Catedral caldeia de São José. 

in


Sem comentários:

Enviar um comentário