Páginas

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Um almoço natalino de amor

A Prison Fellowship Itália, em parceria com a Renovação Carismática, relança projecto a serviço de presidiários


"Toda vez que eu entro num presídio, me pergunto 'Por que eles e não eu?'. E sinto ali a salvação de Jesus Cristo, o amor de Jesus Cristo por mim. Porque foi Ele que me salvou. Eu não sou menos pecador que eles, mas o Senhor me pegou pela mão. Eu sinto isso também".

Com estas belas palavras que o Santo Padre pronunciou em 15 de Novembro, ao visitar a Igreja Evangélica Luterana de Roma, começou a noite passada a apresentação do projecto “L’ALTrA Cucina: uma refeição de amor”, iniciativa que se repete após a experiência de 24 de Dezembro de 2014 nos presídios italianos de Rebibbia e Casal del Marmo, em Roma, de Opera, em Milão, de Sant’Anna, em Modena, e de Pagliarelli, em Palermo.


A principal missão deste projecto, uma parceria da Renovação Carismática e da ONG Prison Fellowship Itália, é oferecer a centenas de detidos a ceia de Natal preparada e assinada por chefs estrelados como Heinz Beck e Filippo La Mantia, juntamente com testemunhos vindos do mundo do entretenimento, da música, do cinema e do teatro.


Neste momento histórico de crise e sofrimento, ser misericordioso e transmissor da fé, como propõe este ano jubilar, é essencial para levar alegria e amor aos que estão presos, como salientou Salvatore Martinez, presidente da Renovação Carismática na Itália.


"Numa época que exalta a diversidade, mas não consegue harmonizá-la, nós queremos ser misericordiosos ‘de outro jeito’, reencontrando o ‘sabor’ de ser homens e mulheres verdadeiramente consagrados entre as chagas dolorosas do nosso tempo", disse Martinez em seu discurso. "Acreditamos que os pobres têm o segredo da esperança, especialmente em tempos de crise maior. Porque, em comparação com os ricos, que só sabem se desesperar, os pobres nos ensinam a ter esperança: não tendo nada, eles pode apenas dar a si mesmos, e não coisas ou sobras. Os pobres nos ensinar a depender de Deus e a recuperar a confiança no outro. Por isso é que esta é ‘outra’ cozinha; é outro espectáculo; é outra maneira de colocar os primeiros a serviço dos últimos, reunindo-os para se alegrarem juntos, sem reservas, sem limites à generosidade e à criatividade humana".


“L’ALTrA Cucina” é uma experiência alternativa de abordagem à vida na prisão e à reintegração social dos presos, recriando o verdadeiro espírito do Natal: o amor e a misericórdia, que expressam "o comportamento de Deus para com o pecador, oferecendo-lhe mais uma oportunidade de se arrepender, converter e crer"(Misericordiae vultus, 20-21).


in


Sem comentários:

Enviar um comentário