Páginas

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O Santo Padre pede perdão aos trabalhadores da Santa Sé e do Vaticano pelos escândalos nessas instituições

Francisco também lhes pede que cuidem sempre do casamento e dos filhos


O papa Francisco ofereceu as suas felicitações de Natal aos funcionários da Santa Sé e da Cidade do Vaticano, acompanhados pelas suas famílias, durante um encontro nesta segunda-feira de manhã em que lhes agradeceu pelo trabalho e pelo empenho inclusive quando não recebem nenhum reconhecimento. De modo particular, agradeceu aos que “há tantos anos fazem o mesmo tipo de trabalho, um trabalho que tantas vezes nem é visto, e procuram fazer as coisas como se deve”.

Francisco também aproveitou a ocasião para pedir perdão “pelos escândalos que tem havido no Vaticano. Eu gostaria que a minha atitude e a de vocês fosse acima de tudo a atitude da oração: rezar pelas pessoas envolvidas, para que aqueles que erraram se arrependam e reencontrem o caminho certo”.

O pontífice incentivou os presentes a cuidarem também do seu matrimónio e dos seus filhos, dedicando tempo a brincar com as crianças e recordando que o casamento é como uma planta: “não é um armário do qual tirar o pó de vez em quando. Uma planta é viva e tem que ser cuidada todo dia: ver como ela está, regá-la...”.

Francisco assegurou que o presente mais precioso para os filhos não são as coisas, mas o amor dos pais. “E não falo só do amor dos pais pelos filhos, mas, precisamente, do amor dos pais entre si, da relação conjugal”.

O Santo Padre enfatizou a necessidade de cultivar a “planta” do matrimónio e ao mesmo tempo a relação com os filhos, destacando a misericórdia nas relações quotidianas entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos e irmãs. E voltou a pedir que se cuide bem dos avós e da paz na família. O papa reconheceu que há brigas na família e que, quando não há discussões num casamento, o casal parece anormal. Mas “o importante é que não se termine a jornada sem fazer as pazes”. O Santo Padre pediu também que o Jubileu seja vivido na Igreja doméstica, não só nos grandes eventos. “Nosso Senhor ama quem pratica a misericórdia nas circunstâncias quotidianas”. Por isso, fez votos de que todos “expressem a alegria da misericórdia, começando pela sua família”. 
   
Antes de se despedir, o papa agradeceu de novo aos presentes pelo seu trabalho e reforçou o pedido de perdão pelos escândalos.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário