Páginas

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Natal, Oásis de Misericórdia

Mensagem para o Natal de 2015 do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga


“Natal, Oásis de Misericórdia” é o título da Mensagem de Natal do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga. A Mensagem foi inspirada nas palavras do Papa Francisco que aparecem na Bula de proclamação do jubileu extraordinário da misericórdia: “onde houver cristãos –, qualquer pessoa deve poder encontrar um oásis de misericórdia”.

O Arcebispo apelou à atenção de todos os cristãos para as várias realidades que existem na actual “sociedade enferma” e que constituem verdadeiros “desertos humanos”, lê-se em nota da arquidiocese. “Desertos que habitam além do nosso imaginário ou à distância da televisão”, que aparecem todos os dias perto de nós. E convidou a ir ao encontro destes desertos como oásis que sacia a sede.

“Acordemos e ouçamos tantos gritos a pedir ternura, carinho, tempo, atenções, dinheiro! Podem estar em nossa casa, na nossa família, na mesma rua, na mesma aldeia ou cidade. Iremos precisar de muita valentia e coragem para recomeçar sempre”.

“Certamente o cansaço irá surgir, poderemos até vacilar, mas a esperança num mundo mais fraterno tem que persistir. Está nas nossas mãos, na mão de todos, construir esse mundo mais fraterno. As adversidades e o cansaço não podem ser obstáculos naquilo que é um direito essencial de todos, o da água abundante”, alertou.

Por fim, ele questiona se não seria interessante “descobrir algum ateu ou agnóstico, alguém afastado das obrigações cristãs a quem sejamos capazes de ouvir (...) prestando todos os esclarecimentos e propondo um encontro com Deus?”.

“Bom Natal nesta peregrinação do encontro diário com Cristo em todos os rostos humanos, sobretudo naqueles que se encontram mais desencantados com a vida e naqueles que se afastam ou vivem à margem de Deus”, concluiu.



in


Sem comentários:

Enviar um comentário