Páginas

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Jesus realmente nasceu no dia 25 de dezembro?

Alguns estudos do século passado mostram que a data do Natal não é apenas um símbolo


O Natal cristão sempre foi celebrado dia 25 de Dezembro. Apesar disso, ao longo do tempo, muitas vozes questionaram a historicidade dessa data. O argumento é que nos tempos antigos simplesmente substituíram uma celebração pagã por uma memória cristã. Evidentemente, essa posição tem gerado em alguns fiéis certa confusão e o desejo de esclarecer a questão. Portanto, menos de quarenta e oito horas antes do Natal, fizemos algumas perguntas para um historiador da igreja, o Professor. Pier Luigi Guiducci. Confira as respostas:

Prof. Guiducci, de onde vem o questionamento relacionado ao 25 ​​de Dezembro?
De acordo com uma tese generalizada, a celebração do Natal do Senhor, na primeira metade do século IV teria sido criada pela Igreja de Roma no dia 25 de Dezembro para combater uma festa pagã, a Dies natalis Solis invicti (o deus Mitra?). Esta ocorrência foi fixada por ocasião do solstício de inverno (21-22 de Dezembro), quando o sol ilumina uma extensão maior no hemisfério sul. Assim, no âmbito cristão, voltando nove meses, estabeleceu-se no dia 25 de Março a celebração do anúncio do anjo a Maria (e sua Imaculada Conceição). Consequentemente, seis meses antes do nascimento do Senhor, foi incluída também a memória do nascimento de João Baptista. O Ocidente cristão não celebrava o anúncio a Zacarias do nascimento de João Baptista. Pelo contrário, o anúncio era comemorado no Oriente sírio no primeiro domingo do "Tempo do Anúncio (Subarâ)", que incluía (nos domingos sucessivos) a Anunciação à Virgem Maria, a visitação, o nascimento de João Baptista, o anúncio a José, a genealogia do Senhor segundo o evangelista Mateus. O Oriente bizantino celebrava dia 23 de Setembro também o anúncio a Zacarias. Eram quatro datas sucessivas: 1] o anúncio a Zacarias, 2] seis meses após a Anunciação a Maria, 3] respectivamente nove e três meses após as duas primeiras datas, o nascimento de João Baptista, e 4] respectivamente seis meses após essa última data, e, naturalmente, nove meses após a Anunciação, o Nascimento do Senhor.

O Natal continua a ser uma referência...
O nascimento do Senhor foi fixado no dia 25 de Dezembro. Assim, foram estabelecidas as festas da Anunciação (nove meses antes), e do nascimento de João Baptista (seis meses antes). Os historiadores e liturgistas manifestaram dúvidas sobre esta abordagem. Tudo está ligado a um problema: nos séculos II-IV estabeleceu-se várias datas (derivadas de cálculos astronómicos ou ideias teológicas), mas uma data "histórica" ​​não existia.

Particular atenção ao Evangelho de Lucas ...
Sim. Lucas estava atento a certos aspectos históricos. Ele cita, por exemplo, o decreto de César Augusto. Refere-se ao censo de Quirino (7-6 aC), durante o qual acontece o nascimento do Senhor. Recorda o ano XV de Tibério César (cerca de 27-28 dC), para indicar o início da pregação de João Baptista. Ele observa que "Jesus, quando começou o seu ministério, tinha cerca de 30 anos" (Lc 3,23). Segundo seu relato, o anjo Gabriel, seis meses antes da Anunciação a Maria (Lc 1,26-38), na conclusão da solene celebração do sacrifício diário, anunciou no santuário ao sacerdote idoso Zacarias que sua esposa, estéril e idosa, Isabel, havia concebido um filho, destinado a preparar um povo para aquele que estava por vir (Lc 1,5-25). Lucas destaca que Zacarias pertencia à "classe [sacerdotal] de Abias" (Lc 1,5), e a aparição de Gabriel enquanto "exercia a função de sacerdote na ordem de sua classe" (Lc 1,8).

Lucas apresenta duas figuras ...
Sim. A primeira é que no santuário de Jerusalém, os sacerdotes eram divididos em classes. Estando empenhadas em 24 turnos (1Cr 24,1-7.19). Essas "classes", revezavam-se na ordem, porque deveriam prestar serviço litúrgico por uma semana, “de sábado a sábado", duas vezes ao ano. As classes sacerdotais, até a destruição do Templo (70 d.C), de acordo com o texto da Septuaginta, eram determinadas por sorteio, conforme segue: I) Iarib; II) Ideia; III) Charim; IV) Seorim; V) Mechia; VI) Miamim; VII) Kos; VIII) Abia; IX) Joshua; X) Senechia; XI) Eliasibe; XII) Iakim; XIII) Occhoffa; XIV) Isbosete; XV) belga; XVI) Emmer; XVII) Chezir; XVIII) Afessi; XIX) Fetaia; XX) Ezekil; XXI) Jaquim; XXII) Gamoul; XXIII) Dalaia; XXIV) Maasai.

E o segundo facto?
É que Zacarias pertencia ao "turno de Abia", o oitavo. Lucas escreve quando o templo ainda está em actividade, portanto, todos conheciam as suas funções. O problema é que o evangelista não anota "quando" estava prestando serviço no "turno de Abias". Ele não diz em qual dos dois turnos anuais Zacarias recebe o anúncio do anjo no santuário. Parece que ao longo dos séculos ninguém cuidou para trazer de volta esta memória. Não há pesquisa sobre isso. Em 1953 ocorre um fato novo.

Qual fato novo?
Uma estudiosa francesa Annie Jaubert, publicou um artigo intitulado: Le calendrier des Jubilees et de la secte de Qumran. Ses origines bibliques [em "Vetus Testamentum", suppl. 3, 1953, pp. 250-264]. Esta especialista estudou o calendário do Livro de Jubilees. Trata-se de um apócrifo hebraico (final do século II a.C.). Numerosos fragmentos de texto de tal calendário (encontrados nas cavernas de Qumran) demonstram não só que foi realizado pelos Essénios, mas que ainda estava em uso. Tal calendário é solar, não dá nomes aos meses, mas indica o número de sucessão. A pesquisadora havia publicado outros artigos sobre este tema [ver. até mesmo seu calendário voz de Qumran, na "Enciclopédia da Bíblia" 2 (1969), pp. 35-38]. Em uma monografia, La date de la Cène, Calendrier biblique et liturgie chrétienne ("Etudes Bibliques", Paris 1957), reconstruiu a sequência de eventos da Semana Santa, identificando de forma convincente a terça-feira e não a quinta-feira, a data da Ceia do Senhor. Neste ponto, intervém outro estudioso.

Qual?
Shemarjahu de Talmon. Ele era um especialista da Universidade Hebraica de Jerusalém. Havia trabalhado nos documentos de Qumran e no calendário dos jubileus. Foi capaz de precisar o desenrolar semanal da ordem de 24 turnos sacerdotais no Templo, no tempo de Jesus.

Quais são os dados importantes?
Os resultados de Talmon foram publicados no artigo ‘The Calendar Reckoning of the Sect from the Judean Desert. Aspects of the Dead Sea Scrolls’ (em "Scripta Hierosolymitana", vol. IV, Jerusalém 1958, pp. 162-199). A lista que o estudioso reconstruiu indica que o ‘turno de Abia (Ab-Jah)’, acontecia assim: a primeira vez, do dia 8 ao dia 14 do terceiro mês do calendário e a segunda vez de 24 a 30 do oitavo mês do calendário. Então, de acordo com o calendário solar (não lunar, como o calendário judaico actual), esta segunda vez é mais ou menos a última semana de Setembro.

Trata-se de uma contribuição fundamental?
Sim. Tal como referido no artigo de Antonio Ammassari ‘Alle origini del calendario natalizio’ [em "Euntes Docete" 45 (1992) pp. 11-16], Lucas, com a indicação do "turno de Abia", remonta a uma tradição judaico-cristã de Jerusalém, que fornece a possibilidade de rastrear algumas datas históricas.

É possível encontrar as datas na história?
Sim. O rito bizantino, a partir de 23 de Setembro, comemora o anúncio a Zacarias e conserva uma determinada data histórica, quase exacta (talvez com variação de um ou dois dias). A principal datação histórica sobre a vida do Senhor está centrada no evento-chave: a Ressurreição que aconteceu na madrugada de domingo, 9 de Abril do ano 30 d. C., data astronómica certa, portanto, a sua morte ocorreu às 15 horas da sexta-feira, 7 de Abril de 30. De acordo com os dados obtidos a partir do inquérito mencionado acima, define-se a partir daqui outras datas históricas.

Quais datas históricas?
O ciclo de João Baptista tem a data histórica precisa (aproximadamente) em 24 de Setembro do nosso calendário gregoriano do ano 7-6 a.C. para o anúncio divino a Zacarias. No cálculo actual, seria outono de 1 a.C, mas sabemos que a partir do século VI houve um erro de cerca de seis ou cinco anos da data real do ano do nascimento do Senhor. O nascimento de João Baptista nove meses depois (Lc 1,57-66), (aproximadamente) em 24 de Junho, é uma data histórica. Assim, no ciclo de Cristo (que Lucas desenvolve paralelamente ao de Baptista), a Anunciação a Maria "no sexto mês" depois da concepção de Isabel (Lc 1,28) resulta como outra data histórica.

Celebrar o nascimento do Senhor dia 25 de Dezembro, portanto, tem evidência histórica?
Exactamente. Podemos dizer que é uma data histórica o nascimento do Senhor a 25 de Dezembro, 15 meses após o anúncio a Zacarias, nove meses após a Anunciação a Maria, seis meses após o nascimento de João Baptista. A circuncisão, oito dias após seu nascimento, é uma data histórica. Então, quarenta dias após o nascimento, dia 2 de Fevereiro, a "apresentação" do Senhor no Templo, é uma data histórica.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário