Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Santa Catarina de Alexandria

A jovem muito bela e sábia foi martirizada em novembro de 305

Fortaleza, 25 de Novembro de 2015 (ZENIT.org) Maria Emilia Marega Pacheco

Catarina era considerada uma jovem muito bela e sábia, filha de nobres, nascida cidade egípcia de Alexandria por volta de 287. Venerada como santa da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa.

Em 305 um imperador realiza grandes celebrações em sua honra em Alexandria. Algumas fontes dizem tratar-se do romano Massenzio, outras de Massimino Daia, proclamado governador do leste da tetrarquia.

Para a ocasião foram realizadas festas grandiosas, com sacrifício de animais oferecidos aos deuses pagãos, obrigatório inclusive para os cristãos, ainda perseguidos. Catarina, no entanto, tenta convencer o imperador a reconhecer Jesus Cristo como o redentor da humanidade e recusa os sacrifícios. O imperador, não conseguindo persuadir a jovem a adorar os deuses, propõe a Catarina o matrimónio. Ela recusou, declarando que seu esposo era Jesus Cristo, para quem tinha consagrado sua virgindade. A fúria pela recusa da jovem leva o imperador a condená-la a uma morte horrível: a grande roda dentada.

Com os olhos elevados ao Senhor, Catarina rezou e a roda se desmontou, depois, ela foi levada para fora da cidade para ser decapitada. Foi quando um grande milagre aconteceu: Ela morreu, mas seu corpo foi levado por anjos de Alexandria até o alto do monte Sinai, local onde até hoje a montanha perto de Jebel Musa é conhecida como Jebel Katerina e seus restos mortais podem ser contemplados. Isto teria acontecido entre 24 e 25 de novembro de 305.

A mártir de Alexandria é considerada padroeira dos pregadores, académicos, estudantes, dos artesãos que trabalham com roda (ceramistas, fiação, moinho, etc), das jovens noivas, entre outros.

Na França, Catarina tornou-se padroeira das costureiras, bem como na Itália, onde são conhecidas como “Caterinette”. No Brasil, ela é celebrada como padroeira do estado de Santa Catarina.

Em maio de 2009, um importante evento ecuménico aconteceu em Roma: foi consagrada a Igreja Ortodoxa Russa de Santa Catarina de Alexandria, reafirmando os laços de fraternidade entre a Igrejas Católica e Ortodoxa.

(25 de Novembro de 2015) © Innovative Media Inc.


Sem comentários:

Enviar um comentário