Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Papa: "Venho à África trazer consolo e esperança”

Mensagens de vídeo do Papa Francisco na véspera da viagem apostólica ao Quénia, Uganda e República Centro Africana

Roma, 23 de Novembro de 2015 (ZENIT.org)

"Venho como um mensageiro de paz" para "anunciar o amor de Jesus Cristo e a sua mensagem de reconciliação, perdão e paz." Faltando dois dias para a esperada viagem ao Quénia, Uganda e República Centro Africana, do 25 ao 30 de novembro, o Papa Francisco envia dois vídeo-mensagens aos países africanos, dando-lhes “uma palavra de saudação e de amizade”.

O Evangelho - disse o Papa – nos pede “abrir os nossos corações aos demais, especialmente aos pobres e àqueles que estão em necessidade”. “Desejo encontrar todas as pessoas do Quênia e Uganda – acrescenta depois – e oferecer a cada um uma palavra de incentivo”, especialmente neste tempo “em que em todos os lugares os fieis de qualquer religião e as pessoas de boa vontade são chamadas a promover a compreensão e o respeito recíprocos, e a apoiar-se mutuamente como membros da mesma família humana”.

"Para todos nós são filhos de Deus", disse o Papa, anunciando que um momento "especial" de sua visita será representado pelos encontros com os jovens "que são o vosso principal recurso e a nossa mais promissora esperança por um futuro de solidariedade, paz e progresso”.

A mesma alegria e o mesmo carinho Bergoglio revela na vídeo-mensagem à população da África Central “independentemente da etnia ou do credo religioso”. O vosso querido País, destaca, “passa há tempo por uma situação de violência e insegurança das quais muitos de vocês são vítimas inocentes”. O objetivo da visita é, portanto, “em primeiro lugar, o de levar-vos, em nome de Jesus, o conforto do consolo e da esperança”.

"Eu espero com todo o meu coração – deseja o Papa Francisco – que a minha visita possa contribuir, de uma forma ou de outra, para aliviar as vossas feridas e a favorecer as condições para um futuro mais sereno para a África Central e todos os seus habitantes”. “Venho na qualidade de mensageiro de paz”, acrescenta, e desejo “apoiar o diálogo inter-religioso para promover a coexistência pacífica no vosso país: sei que isso é possível, porque somos todos irmãos".

O Papa em seguida, centra-se no lema da visita à África Central, "Vamos para a outra margem”: um tema, destaca, que “convida as vossas comunidades cristãs a olhar adiante com determinação e incentiva cada um a renovar a própria relação com Deus e com os próprios irmãos para construir um mundo mais justo e mais fraterno”. Por este motivo, sublinha, “terei a alegria de abrir para vocês – um pouco antes – o Ano jubilar da Misericórdia, que eu espero que seja para cada um ocasião providencial de autêntico perdão, ocasião para receber e doar, e de renovação no amor”.

(23 de Novembro de 2015) © Innovative Media Inc.
in


Sem comentários:

Enviar um comentário