Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Cantalamessa disse no Sínodo anglicano: "Estamos enfrentando um mundo pós-cristão”

O pregador da Casa Pontifícia pregou na abertura do Sínodo da Igreja da Inglaterra, em Londres, na Abadia de Westminster

Roma, 26 de Novembro de 2015 (ZENIT.org)

"Devemos voltar aos tempos dos primeiros cristãos: eles enfrentaram um mundo pré-cristão; nós estamos enfrentando fortemente um mundo pós-cristão”, foi o que disse o Pe. Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, que discursou na abertura do Sínodo da Igreja da Inglaterra em Londres, na Abadia de Westminster. Uma presença – relata a agência Sir - que foi muito bem recebida pela rainha Elizabeth, que, em seu discurso à Assembleia sublinhou que "a presença entre nós, hoje, do pregador da Casa Pontifícia não teria sido possível sem os progressos acontecidos desde 1970 na cooperação entre as grandes tradições cristãs”.

Padre Cantalamessa recordou na sua homilia que o mundo cristão se prepara para celebrar o 500º aniversário da reforma protestante e disse: “É de vital importância para toda a Igreja que esta oportunidade não seja desperdiçada por pessoas que permaneceram prisioneiras do passado, procurando estabelecer quem teve razão e quem errou. Em vez disso, façamos um salto quântico, como o que acontece quando as portas de um rio ou de um canal são abertas para permitir a navegação dos navios em níveis de água mais elevados. A situação mudou radicalmente agora. Temos necessidade de recomeçar a partir da pessoa de Jesus e ajudar humildemente os nossos contemporâneos a experimentar um encontro pessoal com Ele”.

No final de seu sermão o padre Cantalamessa dirigiu uma saudação à Assembleia em vista do Sínodo, mas também "em vista da reunião prevista para o próximo mês de janeiro entre os líderes de toda a Comunhão Anglicana”: “Coragem, Majestade - disse o pregador vaticano – soberado desta nação; coragem, Justin, arcebispo de Cantuária; coragem Sentamu, arcebispo de York; coragem, vocês bispos, clérigos e leigos da Igreja da Inglaterra! Trabalhem com a consciência da palavra do Senhor: estou convosco!”.

(26 de Novembro de 2015) © Innovative Media Inc.
in


Sem comentários:

Enviar um comentário