Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Bem-aventurado Tiago Alberione

O fundador da Família Paulina sentiu o apelo para "fazer alguma coisa por Deus e pelas pessoas do novo século, com as quais conviveria"

Fortaleza, 26 de Novembro de 2015 (ZENIT.org) Maria Emilia Marega Pacheco

Paulo VI, na audiência concedida aos Paulinos em 27 de novembro de 1974, recordava: “Lembro-me do encontro edificante com padre Alberione, ajoelhado, em profunda humildade. Este é um homem, direi, que está entre as maravilhas do nosso século”.

Tiago Alberione nasceu no dia 4 de abril de 1884, em São Lourenço de Fossano, Itália, no seio de uma família profundamente cristã e trabalhadora, composta pelos agricultores Miguel Alberione e Teresa Alloco e seus seis filhos.

O pequeno Tiago, quarto filho da família, sentiu o chamado de Deus muito cedo. Quando questionado por seu professor sobre o que ele queria ser quando crescesse, ele respondeu: "Eu quero ser padre!". Seus anos de infância foram dirigidos a esse objetivo.

Aos 16 anos de idade, Alberione entrou no seminário de Alba, Itália. Foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1907.

Na noite da passagem do século, 31 de dezembro de 1900 para 01 de janeiro de 1901, o jovem seminarista permanece quatro horas em oração na catedral de Alba. Uma luz vem do Tabernáculo e o envolve: "Fazer alguma coisa por Deus e pelas pessoas do novo século, com as quais conviveria!" Sente fortemente o convite e o apelo de Deus.

“Impulsionado pelo Espírito Santo, tornou realidade sua intuição carismática com a fundação de várias congregações e institutos para, juntos, anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, com os meios da comunicação social”. Em 20 de agosto de 1914 nasceu a Pia Sociedade São Paulo, conhecida como “Família Paulina”, sob inspiração do Apóstolo Paulo.

“Paulo é o discípulo apaixonado por Jesus, no qual se inspirou Tiago Alberione. Ele é o nosso exemplo de ação missionária, nosso protetor e pai”, lê-se no site da congregação. Uma congregação que difunde a Palavra de Deus através dos mais novos meios de comunicação.

Alberione morreu no dia 26 de novembro de 1971 e foi declarado Bem-aventurado no dia 27 de abril de 2003 pelo Papa João Paulo II.

(Com informações do Portal Paulinas)

(26 de Novembro de 2015) © Innovative Media Inc.
in


Sem comentários:

Enviar um comentário