Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Setúbal: D. Manuel Clemente elogia «comprovados talentos» do novo bispo

Foto: LFS/Agência ECCLESIA
Cardeal-patriarca presidiu à ordenação episcopal de D. José Ornelas

Setúbal, 26 out 2015 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa disse este domingo, na homilia de ordenação de D. José Ornelas, que os diocesanos de Setúbal podem contar com os “comprovados talentos” do novo bispo.

D. Manuel Clemente, bispo ordenante principal na cerimónia que decorreu na Sé de Setúbal, assinalou os 40 anos deste território eclesial, afirmando que a Igreja sadina mantém uma “marca grande” que os bispos anteriores deixaram.

Tanto D. Manuel Martins como D. Gilberto Canavarro Reis, os dois bispos eméritos da Diocese de Setúbal, continuam a ser “movidos pela força interior do Evangelho”, sublinhou o patriarca de Lisboa

Na celebração que contou com dezenas de bispos e padres de outras dioceses, D. Manuel Clemente, salientou que o Sínodo dos Bispos, no qual participou, colocou em destaque o lugar primordial da família e na aprendizagem essencial: “De sermos uns dos outros e uns para os outros”.

A “família crente é Igreja doméstica, por isso se alarga na comunidade cristã” e é “ensaio e fermento” do que a sociedade em geral deve ser, “especialmente para quem esteja excluído e só”, frisou.

A respeito do novo bispo de Setúbal, D. Manuel Clemente elogiou o seu “generoso e fecundo ministério” como religioso da congregação os Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), com “responsabilidades locais, provinciais e gerais”.

D. José Ornelas, de 61 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco com bispo da Diocese de Setúbal no dia 24 de agosto de 2015, sucedendo a D. Gilberto Reis, bispo desde 1998; D. Manuel Martins foi o primeiro bispo desta diocese, desde o ano da sua criação (1975) até 1998.

Superior geral dos Sacerdotes do Coração de Jesus entre 2003 e 2015, D. José Ornelas é natural da Madeira, foi ordenado sacerdote em 1981 e foi professor de Ciências Bíblicas na Universidade Católica Portuguesa, área em que se doutorou em 1997.

LFS

in


Sem comentários:

Enviar um comentário