Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Washington: tudo pronto para a visita do Papa Francisco. Programa completo

O Santo Padre, na sua primeira etapa da viagem aos EUA, estará na capital

Johnson City, 11 de Setembro de 2015 (ZENIT.org) Enrique Soros

Desde o Centro Pastoral, sede organizacional da Arquidiocese de Washington, há meses que se prepara a visita do Papa Francisco. Todas as frentes estão cobertas, nada é deixado ao improviso, da logística à conversão espiritual e evangelização.

O Papa Francisco chegará à capital dos Estados Unidos na terça-feira 22 de setembro, vindo de Cuba. Simbólico porque ele foi um instrumento essencial para a restauração das relações políticas entre os dois países, embora o Papa insista em minimizar o seu papel de liderança neste evento histórico.

Quarta-feira, 23 de setembro: Casa Branca, Ellipse, Catedral com os bispos dos EUA e Missa de canonização no Santuário Nacional

A maratona pública do Papa começará no dia seguinte, quarta-feira 23.

- Às 9:15 da manhã aguarda-o o presidente Barack Obama na Casa Branca. Milhares de fiéis acordarão de madrugada nesse dia, para participar de uma missa matinal, antes mesmo do nascer do sol, que começará a lançar seus raios pelas 6:44.

Às 6:00 - Quatro paróquias celebrarão a Santa Missa: Sagrado Coração e Imaculada Conceição, em Washington e São Miguel Arcanjo e São João Neumann, em Maryland. Em seguida, os fiéis partirão para o Elipse, um grande parque que fica entre a Casa Branca e o obelisco Washington Memorial, na fronteira com o chamado National Mall.

No Elipse espera-se dezenas de milhares de fiéis que estarão orando e cantando aguardando a passagem do Santo Padre.

Às 5h abre a entrada a tal lugar, que será gratuito, e para acedê-lo terá que se passar por postos de controle. Às 10h será fechado o acesso a tal prédio, e não será aberto até que tenha passado o Papa no papa-móvel.

O percurso do Santo Padre, depois de visitar o presidente Obama será: começando pela Pennsylvania Avenue 17th Street direção sul, rumo a Constitution Avenue – Elipse – até ao leste, e 15th Street para o norte, até voltar para a Pennsylvania Avenue. A melhor oportunidade de ver o Papa será no trajeto mencionado, no qual haverá ecrãs gigantes que transmitirão todo o percurso do Santo Padre, incluindo a reunião com os bispos na Catedral e Missa de Canonização.

Às 11:30 o Papa Francisco vai reunir-se com os bispos norte-americanos na Catedral de São Mateus, no centro da cidade.

O próximo ato oficial será a esperada Missa de canonização de Junípero Serra, que acontecerá no portão leste do majestoso Santuário Nacional da Imaculada Conceição, no campus da Universidade Católica dos EUA. Foram distribuídos 25 000 bilhetes para tal celebração. Nas paróquias da arquidiocese de Washington, tais bilhetes tornaram-se o objeto mais cobiçado dos fiéis.

O Santo Padre não quis celebrar esta Missa num estádio com capacidade para dezenas de milhares de participantes, a fim de colocar a tónica sobre o Encontro Mundial das Famílias, em Filadélfia, principal razão para sua viagem.

Frei Junípero Serra (1713 - 1784) foi um frade franciscano de origem espanhola, que fundou uma missão em Baja California e as primeiras nove das 21 missões espanholas na Califórnia, de São Diego a São Francisco. A sua principal missão foi de levar a fé cristã aos nativos, e que estes estivessem cientes dos seus direitos e que lutassem por eles. São João Paulo II beatificou-o em 1988.

Quinta-feira, 24 de setembro: Congresso da Nação, saudação do Capitólio à multidão, encontro com Catholic Charities e saída

- Às 10h: começa o programa da quinta-feira, com um discurso para as duas casas do Congresso Nacional. Será a primeira vez que uma papa fala em tal âmbito. Sobre o convite do Papa para tal evento, John Boehner, presidente da Câmara de Representantes, declarava: "É com reverência e admiração que convidou o Papa Francisco, como autoridade máxima do Estado Vaticano, e como o primeiro papa proveniente da América, para dirigir-se ao Congresso dos Estados Unidos”.

- Às 11h: depois do discurso mencionado, o Santo Padre dirigir-se-á brevemente à multidão presente na área ocidental do Capitólio, com vista ao National Mall.

- Às 11:15 da manhã: Francisco visitará a igreja St. Patrick e o edifício das Caridades católicas, ambas no mesmo prédio, a poucos passos da interseção das ruas G e 10, a noroeste de Washington. Destina-se a dar uma mensagem forte, em consonância com a constante acentuação da sua parte, de que os cristãos devem ir às periferias, em busca de dar plena dignidade aos pobres. Lá, dirigirá umas palavras aos desabrigados e miseráveis ​​que recebem ajuda diária da Igreja.

As Catholic Charities de Washington atenderam 116.000 pessoas em 2014, através de 65 programas, que incluem todas as necessidades: desde o apoio à compra de casa e na busca de trabalho, até a saúde e guia nutricional. O bispo auxiliar Mario Dorsonville foi diretor do Centro Católico espanhol e vice-presidente das Catholic Charities na Arquidiocese de Washington por muitos anos, e com o cardeal Wuerl, arcebispo de Washington, e Mons. John Enzler, presidente das Catholic Charities da Arquidiocese, será o anfitrião da visita.

Às 16h da quinta-feira, 24 de setembro, o Papa Francisco partirá para Nova Iorque desde a Base aérea Andrews, em Maryland, pertencente à Força Aérea e à Marinha dos EUA em conjunto. Depois de uma hora de voo, o Papa vai aterrar no aeroporto internacional JF Kennedy, em Nova York

As próximas etapas da viagem, que se encerra no domingo, 27, serão Nova York, com a visita à Assembleia Geral das Nações Unidas, e Filadélfia, onde na tarde de sábado, o Papa participará do Festival de famílias.

Brevemente vamos publicar os detalhes do programa



Sem comentários:

Enviar um comentário