Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Newsletter nº 8 - Agosto 2015


LOUSAL COM NOVAS PLACAS DE INDICAÇÃO E TOPONÍMICAS

Em resultado de uma parceria entre a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal de Grândola, a Sapec e o Centro Ciência Viva, foi possível adquirir um conjunto de placas indicativas que ajudam os circuitos turísticos da aldeia mineira do Lousal. Estas placas, colocadas pelos trabalhadores da Junta de Freguesia, permitem, a quem nos visita, conseguir orientar-se e deslocar-se aos locais que deseja de uma forma simples.
Por outro lado, foram ainda adquiridas placas identificativas dos bairros mineiros, colocados à entrada de cada um dos bairros tradicionais do Lousal, fazendo justiça ao apelo já antigo da comunidade, concluindo assim o circuito de identificação no interior do Lousal. Além destas placas, os serviços da Câmara Municipal colocaram todas as placas de toponímia nos bairros que integram a parcela que foi cedida à Câmara Municipal, ficando em falta os bairros que estão em fase de cedência e que, por isso, ainda não têm nome de ruas atribuídos. 

AZINHEIRA DOS BARROS CONTINUA A APOSTAR NO CRESCIMENTO DOS ESPAÇOS VERDES

A Junta de Freguesia valoriza os espaços verdes, porque deles depende uma vivência harmoniosa do espaço urbano com a comunidade, pese embora a dificuldade que o clima impõe sobre novas plantações e sobre a sobrevivência das existentes. Ainda assim, e porque importa consolidar os existentes, mas aproveitar o crescimento da aldeia, a Junta de Freguesia substituiu a relva do jardim da Praça da República, e está a desenvolver esforços para melhorar os acessos à nova ETAR, aproveitando a praça agora criada na confluência do bairro social com esta nova infraestrutura. Desta forma, foi construído um muro de suporte, onde foi desenvolvida esta primeira fase de ajardinamento, ao mesmo tempo que foi instalado um sistema de rega para as novas árvores plantadas ao longo da nova rua de acesso à ETAR. Destas novas arvores, destaca-se a plantação de pereiras, ameixeiras, macieiras e nespereiras.

CONCLUSÃO DA REQUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO ENVOLVENTE DO CENTRO INFANTIL DO LOUSAL
 
Em mais um esforço conjunto da Junta de Freguesia e da Casa do Povo de Azinheira dos Barros iniciou-se a conclusão do espaço envolvente do Centro Infantil do Lousal. Tendo já sido terminada a construção do passeio na frente e numa lateral do edifício, tendo sido substituída a porta do anexo permitindo o seu uso e terminada a primeira fase de colocação de areia no parque de recreio, iniciou-se agora a construção do passeio na lateral e traseira em falta, bem como a colocação da última camada de areia no parque de recreio. Todo este investimento foi grande, mas considerado por nós necessário para melhorar o bem-estar de todas as nossas crianças e funcionárias.

PONTE DA REFER EM AZINHEIRA DOS BARROS INTERVENCIONADA
 
Depois de longos meses e insistências os pedidos da Junta de Freguesia foram finalmente escutados, e a ponte ferroviária que passa por cima da linha no caminho para o Viso, foi finalmente intervencionada. A estabilidade da ponte nunca esteve em risco, mas foi detetado um abatimento fora do normal logo depois da sua construção, em 1998. No entanto, e porque a lei determina que as construções deste tipo de estruturas passa a integrar o domínio público municipal 5 anos após a sua construção, passou a ser da responsabilidade do município a sua correção. Assim, em 2011 a REFER acabaria por assumir a existência de erros estruturais, mas nunca assumiu a responsabilidade de os corrigir, argumentando a lei já citada. Desta forma, coube ao município de Grândola fazer o investimento, e garantir a estabilidade total do tabuleiro. Além da injeção de betão nas paredes da ponte, foram ainda corrigidas as juntas, reforçados os alicerces e o sistema de escoamento de água, num investimento que nos dá tranquilidade e segurança.

NOVOS MAPAS DE AZINHEIRA DOS BARROS E LOUSAL NA FREGUESIA
Com o forte aumento de turistas na Freguesia e percebendo a necessidade de facilitar a forma como os turistas adquirem o conhecimento do nosso território, a Junta de Freguesia levou a cabo um projeto financiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, que permitiu a criação de 2 mapas informativos, um para cada uma das aldeias. Estes mapas, já colocados em Azinheira dos Barros e no Lousal, sinalizam os pontos de interesse e de visita, bem como um conjunto de serviços existentes na Freguesia. Aproveitando as novas tendências, os mapas têm um layout limpo e juntam imagens 3D e 2D.

MIRADOURO DO POÇO DA BOMBA JÁ TEM GRADEAMENTO

Na continuidade da requalificação da envolvente do Poço da Bomba, em Azinheira dos Barros, e que incluí o miradouro e a escadaria, foi agora colocado o gradeamento e as escadas que agora permitem apreciar toda a planície e a aldeia de Azinheira dos Barros. Relembre-se que esta obra, da responsabilidade da Junta de Freguesia, foi iniciada há alguns meses, e que vai sendo feita de acordo com as limitadas possibilidades desta Junta de Freguesia.

REQUALIFICAÇÃO URBANA DO BARRANQUINHO E DIREÇÃO NAS MINAS DO LOUSAL

Ao longo dos últimos meses a Junta de Freguesia desenvolveu um exigente esforço financeiro para dar continuidade ao processo de requalificação urbana dos bairros mineiros do Lousal. Entre 2009 e 2013, o Município de Grândola requalificou os Bairros dos Quartéis e de São Jorge, dotando estes bairros das infraestruturas elementares de qualquer espaço urbano: calçadas, pavimentação, áreas de estacionamento, zonas verdes e mobiliário urbano.  Contudo, a indefinição sobre quando será feito o investimento de continuidade nos bairros mineiros que ainda continuam com lama no inverno e pó no verão, levou a que a Junta de Freguesia avançasse com a construção das calçadas nos Bairros do Barranquinho e da Direção, com o acompanhamento técnico do município. É uma intervenção lenta porque depende do esforço da Junta de Freguesia, mas cumpre o papel para o qual as Freguesias foram criadas: corresponder quando mais ninguém corresponde, contribuindo para que todos vivam em condições semelhantes.

AINDA SE LEMBRA?


AVENIDA FREDERIC VELGE

CAMINHO ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE AZINHEIRA DOS BARROS

IGREJA DO LOUSAL

JARDIM CERCA DO RABAÇAL
creva o Nosso Boletim

Copyright © 2015 Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, All rights reserved.
  
Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão
Rua João de Deus n.º 1, 7570 - 003, Azinheira dos Barros
Tel: 269 594 133 Fax: 269 594 106

Delegação no Lousal
Bairro do Barranquinho, 7570 - 006, Azinheira dos Barros
Tel: 269 508 184 Fax: 269 508 359


Sem comentários:

Enviar um comentário