Páginas

sábado, 12 de setembro de 2015

Apre(e)nder África


Ajudar África a Ajudar-se
Comunicar África

Com sede em Roma e a caminho dos 13 anos de existência, Harambee* Internacional tem como grande desafio e aposta a Educação.

Ajudar África a ajudar-se é ajudar cada um a descobrir que é uma pessoa com capacidade para fazer o seu próprio desenvolvimento, e ajudar cada pessoa a explorar as suas aptidões para se tornar autónoma e contribuir para o bem de todos os outros.

Harambee pretende dar aos africanos a oportunidade de apostarem em iniciativas próprias e locais no plano social, humano e cultural. Por isso, os projectos Harambee são propostos e executados por e para africanos.                 

Portador duma vasta cultura milenar, onde a família, a amizade, a interajuda e as relações humanas são uma constante, onde um filho que nasce é sempre mais um bem e um velho é considerado um sábio, um conselheiro digno de todo o respeito e amizade, o povo africano tem muito a dar a um Ocidente que começa a estar alheado destes valores.
Mas, se há valores da cultura africana que o Ocidente precisa de reaprender, há modos de vida e padrões de educação da cultura ocidental que podem ser transmitidos aos africanos, de igual para igual, num ambiente de amizade e confiança. Mas só é possível partilhar esses valores ouvindo o que os africanos têm para contar.

Comunicar África é um desafio ao qual Portugal prontamente respondeu, na medida em que teve e tem fortes ligações com este continente, e em que existem influências recíprocas de amizade e família, raízes culturais e boas vontades há séculos partilhadas.

Quando se fala de África é raramente por boas razões; os media tendem a mostrar predominantemente a fome, a pobreza, a miséria, as calamidades naturais, os tumultos e os confrontos. Harambee acredita que é possível fazer outro retrato verdadeiro de África e, sem silenciar esses acontecimentos, revelar o quotidiano heroico das pessoas e o sorriso de esperança das crianças que pedem um futuro melhor.

Harambee África Portugal (http://harambee-portugal.org/harambee/) nasceu em 2012 e pretende contribuir, pessoa a pessoa, para que as esperanças que o mundo deposita em África se concretizem, com o auxílio de todos.

*Harambee significa: “todos juntos”, “todos ao mesmo” em língua swahili.
 

Maria Susana Mexia




Sem comentários:

Enviar um comentário