Páginas

domingo, 9 de agosto de 2015

Vida Consagrada: Congregação das Oblatas do Divino Coração tem nova Superiora Geral


Lisboa, 07 ago 2015 (Ecclesia) – A Congregação das Oblatas do Divino Coração (ODC) reunidas em capítulo geral, elegeu como nova superiora geral a irmã Natália Pereira da Costa, numa reunião onde refletiram sobre a sua “inserção e atualização” na sociedade atual.

“A espiritualidade e o carisma e a perspetiva para o futuro, com comunidades que testemunhem pela autenticidade do ser o Amor do Divino Coração por toda a humanidade, foram alguns dos temas tratados”, revelou a nova superiora geral das ODC, num texto enviado à Agência ECCLESIA.

Segundo a irmã Natália Pereira da Costa, tendo “sempre como referência” as fontes da congregação, o “caráter humano e evangelizador” projetado pelo seu fundador, D. José do Patrocínio Dias, as religiosas buncaram novos rumos "para o futuro”.

A nova conselheira com funções de secretária, a irmã Helena Lampreia, explicou que no capítulo geral as participantes mostraram-se empenhadas em "reforçar e apostar muito” na espiritualidade da congregação, transmitindo-a mais à sociedade, ao grupo de leigos do Divino Coração, que as acompanha, e mesmo internamente.

“Este ano pleno de graças e bênçãos trouxe novas vocações que vão entrar no próximo ano pastoral”, adiantou ainda a superiora geral das ODC.

O encontro realizado entre 2 e 6 de agosto na Casa-mãe da congregação, em Beja, reuniu 12 das 14 irmãs ODC que analisarem a “vida comunitária e a sua importância hoje” na sociedade onde estão inseridas.

A irmã Helena Lampreia assinalou também que o Ano da Vida Consagrada “marcou” muito o capítulo geral e que as reuniões de preparação deste encontro tiveram sempre presente “os documentos da Santa Sé e do Papa Francisco” sobre este tema.

A nova secretária das ODC acrescentou que a congregação tem-se “envolvido” mais nas diversas iniciativas da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) em Beja, que “tem animado e criado um movimento que envolve” as várias expressões religiosas da diocese.

Neste contexto, tiveram encontros com outros religiosos em diferentes sítios da diocese, onde “havia uma parte testemunhal e de convívio com a comunidade local”.

“No fundo era chamar a atenção das pessoas para a importância da vida consagrada na vida da Igreja e o que está a acontecer durante este ano”, observa a irmã Helena Lampreia.

As religiosas da Congregação das Oblatas do Divino Coração dedicam-se a diversos serviços na Igreja e na sociedade, como na vida de algumas paróquias, “no auxílio aos sacerdotes na pastoral paroquial” e em departamentos diocesanos e também estão ligadas às área social “no apoio aos idosos e às crianças” nas instituições da congregação.

Na referida reunião magna foram também eleitas mais três conselheiras: Irmã Teresa Geraldo; irmã Alice Valério; irmã Helena Lampreia e a superiora geral cessante, a irmã Maria do Céu Valério.

Atualmente a Congregação das Oblatas do Divino Coração tem três casas em Beja e estão também presentes no Santuário do Cristo Rei, em Almada, na Diocese de Setúbal e na Diocese de Leiria-Fátima.

A congregação religiosa foi fundada por D. José do Patrocínio Dias, com o lema “atrairei tudo a mim”, em 1944.
CB


in

Sem comentários:

Enviar um comentário