Páginas

domingo, 2 de agosto de 2015

Afinal temos quatro idades!

Como sabemos, as alterações demográficas em Portugal revelam-nos atualmente, um país envelhecido e com tendência a envelhecer muito mais! Temos de aceitar esta nova realidade e iniciar um conjunto de estratégias para que possamos envelhecer de um modo saudável e da forma mais bem-sucedida, tanto quanto possível!

Destas modernas alterações, aumenta e é desenvolvido também o estudo da Gerontologia que permite compreender o processo do envelhecimento sob diversos níveis.

A gerontologia distingue-se da geriatria que representa o aspeto terapêutico da gerontologia, ou seja, a gerontologia estuda o envelhecimento e a geriatria estuda a forma de lutar contra os efeitos do envelhecimento.
 
Uma das primeiras curiosidades aprendidas no estudo da Gerontologia diz respeito precisamente à idade que temos!
 
Todos nós conhecemos alguns casos, de pessoas que têm uma idade diferente daquela que vem nos documentos de identificação. Há pessoas que nasceram num determinado dia e por diversos motivos (incluindo multas que eram aplicadas), só foram registadas dias ou meses e algumas, até anos depois! Mas fora essas situações, que há cerca de setenta, oitenta anos decorriam com alguma frequência, sempre pensei que toda a gente sabia a idade que tinha. Até ao dia em que descobri que não temos apenas uma idade, mas sim, quatro idades!
 
A primeira idade é a idade cronológica, que corresponde ao número de anos que temos desde o dia em que nascemos. É aquela que toda a gente sabe e que responde automaticamente quando lhe é questionada.
 
Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.
 
A idade biológica representa o envelhecimento orgânico, ou seja, a idade que os nossos órgãos têm, pois em alguns casos, determinados órgãos podem sofrer um envelhecimento precoce. A idade biológica é determinada pelo estilo de vida e também pela hereditariedade, o que faz do envelhecimento um processo bastante diferencial. Por exemplo, duas pessoas de 75 anos cronológicos nascidas no mesmo dia e mês, podem ter idades biológicas bastante distintas, se uma optou por um estilo de vida saudável e outra não.
 
A idade psicológica é identificada através das competências comportamentais. Ela inclui as capacidades mnésicas (a memória), as capacidades intelectuais (a inteligência) e as motivações para o empreendimento. Sabe-se que, a manutenção destas competências permite uma maior conservação de autonomia e controlo.
 
Já a idade social refere-se ao papel, aos estatutos e aos hábitos da pessoa, relativamente aos outros membros da sociedade. Por exemplo, socialmente parece haver uma alteração de estatuto quando um individuo passa da condição de trabalhador a reformado.
 
Existem alguns testes que permitem medir “as outras idades”, como por exemplo o teste da elasticidade da pele, da velocidade de reação e do equilíbrio estático.
 
Com isto, deixo-vos a questão: afinal que idade tem?















Sara Beja 
Graduada em Gerontologia





Sem comentários:

Enviar um comentário