Páginas

segunda-feira, 27 de julho de 2015

São Raimundo Zanfogni

A peregrinação de santidade, fé e serviço de São Raimundo o conduziu ao céu e à honra dos altares

Horizonte, 27 de Julho de 2015 (ZENIT.org) Fabiano Farias de Medeiros

“Raimundo é exemplo de um santo peregrino medieval que, após a morte de sua esposa e cinco filhos, comprometeu-se a uma série interminável de peregrinações dedicando-se ao alívio dos pobres e doentes”, narra Rufino em seus escritos hagiográficos sobre o santo que nasceu em Piacenza no ano 1140. Seus pais eram simples e dedicados ao trabalho. Raimundo recebeu de sua mãe, em casa, toda a educação cristã e literária. Aos doze anos foi encaminhado pelo pai a trabalhar no ofício de sapateiro.

Aos quatorze anos seu pai faleceu e o jovem decidiu dedicar sua vida a Deus, pretendendo assim peregrinar até o Santo Sepulcro. Empreenderam a viagem que aconteceu sob diversas intempéries que foram vencidas pelos dois, mas ao retornar Raimundo foi abalado pelo falecimento de sua mãe. Ficou então com seus parentes que o incentivaram a casar-se. Assim o fez e desta união nasceram primeiramente cinco filhos que em um curto período faleceram vitimados por uma epidemia. Tiveram ainda um outro filho, Geraldo, e logo após sua esposa faleceu. Seu filho ficou aos cuidados dos avós e Raimundo, seguindo a aspiração à vida consagrada, partiu em peregrinação.

Percorreu Santiago de Compostela, Roma, Jerusalém e retornando a Roma, em oração, escutou do próprio Cristo sua vontade que ele retornasse à Piacenza para dedicar-se aos pobres e necessitados. Assim ouviu Raimundo: “Eu quero que você retorne à sua terra natal de Piacenza, onde há tantas pessoas pobres e tantos que estão doentes e oprimidos por várias calamidades que imploram pela minha misericórdia”.

Raimundo retornou e dedicou-se integralmente aos mais necessitados, auxiliando-os nas necessidades físicas, materiais, psicológicas e espirituais. Catequizava a todos e também mediava com sabedorias os conflitos de sua época, sendo também solicitado para defender inocentes nos tribunais. Fundou ainda uma hospedaria para acolhimento que depois passou a chamar-se Hospedaria de São Raimundo Zanfogni. Seu filho Geraldo tornou-se sacerdote a pedido do pai, que veio a falecer no dia 27 de julho de 1200 e foi canonizado no ano 1602 pelo Papa Clemente VIII.



Sem comentários:

Enviar um comentário