Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2015

Mons Patron Wong: "Os sacerdotes devem ter a alegria de aprender com Jesus para doarem"

O Secretário da Congregação para o Clero participou de um evento no Pontifício Colégio Mater Ecclesiae, promovido pelo Instituto Sacerdos

Roma, 28 de Julho de 2015 (ZENIT.org)

Monsenhor Jorge Carlos Patròn Wong, Secretário da Congregação para o Clero, falou na última sexta-feira, 24, no Curso de Formadores de Seminários, promovido pelo Instituto Sacerdos, no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum.

O curso está sendo realizado no Pontifício Colégio Maria Mater Ecclesiae, em Roma e terminará no próximo dia 30 de julho.

O curso é voltado para formadores de seminários (reitores, diretores espirituais e outros formadores) com a intenção de ajudar os bispos diocesanos na preparação e formação das pessoas que se dedicam à formação dos futuros sacerdotes. Também permite aos padres de diferentes países a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos de antropologia cristã que está na base de toda a formação na fé e das várias questões relativas à formação dos futuros sacerdotes nas circunstâncias atuais.

Por ocasião da presença de monsenhor Patròn Wong, falou-se sobre a formação, ou melhor, sobre o desafio de integrar o elemento humano, apostólico e intelectual, para que os seminaristas e os sacerdotes tenham a mesma formação que Jesus e um coração de Pastor. O sentimento predominante parece o de que hoje o sacerdote está chamado a expressar externamente aquela intimidade e empatia que ele tem com Cristo, por meio de uma atitude humana que resulta em misericórdia, escuta e diálogo.

A beleza do curso, embora os participantes venham de diferentes países, é confirmar que a realidade é uma só, mantendo diferentes particularidades que só por meio do universo católico pode conter em si.



Sem comentários:

Enviar um comentário