Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

"Sejam sólidos na fé e acreditem em Deus"

Bispo queniano pede aos 600.000 refugiados em seu país que não percam a esperança

Roma, 24 de Junho de 2015 (ZENIT.org) Staff Reporter

“Não percam a esperança" disse o bispo queniano, Dom Virgilio Pante, aos 600.000 refugiados acolhidos em seu país.

De acordo com a Agência Fides, Dom Virgilio Pante, bispo de Maralal e vice-presidente da Comissão para os refugiados e migrantes da Conferência Episcopal do Quénia, disse que "a cada 15 minutos uma pessoa se torna desalojada no mundo".

Apesar das dificuldades, o bispo africano exortou os refugiados a terem esperança. Disse ele durante a homilia no Dia Mundial do Dia dos Migrantes, que caiu em 20 de junho, mas por razões organizativas, a Missa na paróquia St John The Baptist Riruta de Nairobi foi celebrada dia 22 de junho.

Participaram da missa refugiados que vivem no Quénia, Uganda, Ruanda, Burundi, República Democrática do Congo, Somália, Etiópia, Eritreia, Sudão e Sudão do Sul.

"Sejam sólidos na fé e acreditem em Deus", disse ele. "Lembre-se que até mesmo Jesus Cristo buscou refúgio na África".

Além disso, Dom Pante também fez um apelo aos quenianos para evitarem o tribalismo e o racismo, e ajudarem os refugiados a terem acesso aos estudos e ao trabalho.

O bispo pediu ao governo queniano que permita o repatriamento voluntário dos somalis que desejam voltar para casa, mas não expulse à força os somalis que não quiserem ir.

O Quénia decidiu fechar o acampamento de Dadaab, que foi o lar de 350 mil refugiados somalis, depois dos recentes atentados terroristas atribuídos aos Shabaab da Somália.

Segundo o Alto Comissariado ONU para Refugiados (ACNUR), o Quénia acolhe 600.000 refugiados. Dos 50 milhões de refugiados no mundo, o Quénia é o quarto maior país de acolhimento em número de refugiados, depois do Paquistão, Irão e Alemanha.



Sem comentários:

Enviar um comentário