Páginas

sábado, 27 de junho de 2015

São José Maria Robles Hurtado

O fervor, coragem e perseverança de José Maria Robles Hurtado foi um sinal profético da ação de Deus na vida do seu povo

Horizonte, 26 de Junho de 2015 (ZENIT.org) Fabiano Farias de Medeiros

José Maria Robles Hurtado nasceu no dia 03 de maio de 1888 na cidade Mascota, próximo ao Vale Sierra Madre no México. Filho do casal Antônio Robles Hurtado e Petronila, o jovem desde cedo respirou uma profunda vivência espiritual e sacramental. Foi batizado no dia de seu nascimento e aos oito anos fez sua primeira comunhão. Foi educado primeiramente por sua mãe e depois deu continuidade aos estudos na escola da paróquia.

Entrou para o seminário na cidade de Guadalajara no ano de 1900. Após quatro anos estava disposto a sair, mas por influência dos seus pais que o incentivaram a continuar sua caminhada vocacional, reconsiderou e dedicou-se fervorosamente. No ano de 1911 recebeu o diaconato, sendo nomeado tesoureiro e secretário do seminário.  Foi ordenado sacerdote no dia 22 de março de 1913 em Guadalajara. Assumiu diversos trabalhos pastorais, dentre eles um instituto de formação. Escreveu diversas obras espirituais, poéticas e cantos. Incansável em seu apostolado, fundou em 1918 a congregação das Vítimas do Coração Eucarístico de Jesus.

Em 1920 foi nomeado pároco de Tecolotlán em Jalisco. Destacou-se pelo zelo, simpatia e firmeza com que pregava, acolhia e conduzia seus fiéis. Confessava a muitos e pregava um amor incondicional à Eucaristia. Criou ainda um jornal para propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Uma terrível perseguição religiosa forçou José Maria a refugiar-se em sua casa e de lá continuar a alentar e socorrer os perseguidos de sua paróquia.

No dia 25 de junho de 1927, durante a celebração da missa, foi detido e amarrado em uma árvore até a morte. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II na Festa de Cristo Rei em 22 de novembro de 1992 e foi canonizado pelo Papa João Paulo II no dia 21 de maio de 2000. Sua festa ficou definida para a data de 26 de junho.



Sem comentários:

Enviar um comentário