Páginas

sábado, 27 de junho de 2015

Orbisphera: uma rede social para a cultura do encontro

Apresentada no Encontro de Grottammare uma plataforma interativa para promover sinergias entre os meios de comunicação católicos. O lançamento será no próximo Jubileu.

Grottammare, 26 de Junho de 2015 (ZENIT.org) Staff Reporter

No encontro “Peregrinos no Ciberespaço”, realizado na localidade italiana de Grottammare nesta semana, foi apresentado um novo projeto online que enriquece o já vasto panorama da mídia de inspiração católica: a Orbisphera, uma rede social para a “cultura do encontro”, que consiste em uma plataforma interativa caracterizada por um modelo editorial inédito, focado em melhorar a qualidade do diálogo e dos conteúdos.

Massimo Nardi, colaborador de Zenit e membro do grupo de trabalho que criou a Orbisphera, ilustrou as especificações do projeto para a plateia de jornalistas católicos que lotaram a Sala Kursaal de Grottammare. "Na primeira edição deste Encontro, anunciamos o nascimento da nova rede social. Hoje, depois de um ano de trabalho intenso e apaixonado, podemos dizer que estamos na reta de chegada. A abertura da plataforma para os usuários coincidirá com o próximo Jubileu".


"Durante este ano de trabalho, desenvolvemos os componentes técnicos e, principalmente, fundamentamos a identidade do projeto, o elemento principal de qualquer iniciativa que pretenda encontrar espaço na web".


Nardi mencionou uma entrevista recente concedida a Zenit por Vint Cerf, vice-presidente do Google e considerado um dos pais da internet, em que ele afirma que a web não deve ser apenas uma conexão de computadores, mas uma ferramenta para permitir que as pessoas colaborem entre si. "Na conexão dos computadores, houve enormes progressos. Mas nos aspectos humanos relacionados com a socialização ainda há muito trabalho a fazer. O problema é que as grandes redes são de empresas voltadas ao lucro, e o aspecto quantitativo prevalece sobre o qualitativo. É preciso criar, e levar a um alto nível de propagação, uma alternativa católica no mundo da mídia digital".


O projeto Orbisphera nasceu em 2011 sob os auspícios da Postulação para a Causa de Beatificação e Canonização de João Paulo II, um órgão da diocese de Roma dirigido por dom Slawomir Oder. A concepção e a implementação da Orbisphera foram confiadas a um grupo de trabalho constituído por voluntários, técnicos em informática e especialistas em comunicação, reunidos em uma associação laica sem fins lucrativos. A associação é presidida pelo prof. Carlo Jovine, especialista em neurologia da Congregação para as Causas dos Santos e membro do conselho de especialistas que definiu a "inexplicabilidade científica" da cura milagrosa da Irmã Normand, que sofria do mal de Parkinson. O desenvolvimento informático da Orbisphera coube à empresa Hexcogito, que já fez o portal dedicado a São João Paulo II (integrado à Orbisphera) e o site mundial para a canonização dos "Dois Papas Santos".

"João Paulo II sublinhou enfaticamente a responsabilidade dos agentes de comunicação, intuindo a importância das novas mídias digitais especialmente no tocante à formação dos jovens. Mas o seu sábio convite não foi acolhido e, agora, as redes sociais são muitas vezes rebaixadas a instrumentos de diversão, ou até de vulgaridade e desinformação".

A Orbisphera quer dar uma resposta concreta às últimas indicações da Igreja: promover um estilo cristão de presença no mundo digital, propondo formas de diálogo, intercâmbio, solidariedade e criação de relações positivas. A Orbisphera quer contribuir para "humanizar" a rede, promover a integração social e superar as fronteiras geracionais: tecnologia à medida do homem, para reforçar o sentido de comunidade e a centralidade da pessoa humana.


"A nossa identidade não está na tecnologia, mas na finalidade. Isto significa que, sem condicionar as interações entre usuários, vamos promover o surgimento de comunidades temáticas em áreas marginalizadas pelas grandes redes: universidade, escola, cultura, turismo religioso, voluntariado, organizações sem fins lucrativos. A identidade laica do projeto também quer ir além das fronteiras tradicionais do mundo católico para entrar em contato com os crentes de todas as religiões e com pessoas de todas as culturas".


A nova rede social, portanto, quer equilibrar qualidade e divulgação de impacto, nova evangelização e abertura ao mundo laico, promoção do diálogo e atenção aos estilos de vida das novas gerações, inspirando-se nos ensinamentos de João Paulo II e na "cultura do encontro" promovida pelo papa Francisco.


“As redes sociais têm-se revelado um poderoso canal para potencializar as notícias publicadas na mídia”, concluiu Nardi. “A Orbisphera visa transmitir conteúdos de qualidade e, para isso, conta com a colaboração de publicações católicas. Zenit e a Rádio Maria já aderiram. Estamos confiantes de que o encontro de Grottammare vai impulsionar o desenvolvimento de relações colaborativas: precisamos de rede para melhorar a mensagem. Por isso, estamos felizes de estar aqui e dar a nossa contribuição”.



Sem comentários:

Enviar um comentário