Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

O sínodo sobre a família pretende escutar o Espírito e não ser um parlamento

Cardeal Baldiserri apresenta o ‘Instrumentum Laboris’ e indica que o próximo sínodo será encerrado com um documento final, que será entregue nas mãos do Papa Francisco

Roma, 23 de Junho de 2015 (ZENIT.org) Sergio Mora

O Sínodo sobre a família a ser realizado de 04 a 25 de outubro, recordou muitas vezes o Santo Padre, "é um espaço onde atua o Espírito Santo" e "não um Parlamento", disse o cardeal Lorenzo Baldiserri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, ao apresentar o ‘Insturmentum Laboris’ nesta terça-feira na sala de imprensa da Santa Sé. Ele acrescentou que a XV Assembleia Geral Ordinária será encerrada com "um documento final, que será entregue nas mãos do Papa Francisco".

Juntamente com o cardeal apresentaram o documento o cardeal Peter Erdo, relator-geral da próxima assembleia, Dom Bruno Forte, secretário especial do mesmo e o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

O Cardeal italiano recordou que o Papa Francisco no discurso final da III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos convidou a “amadurecer com verdadeiro discernimento espiritual as ideias propostas e encontrar soluções" para as dificuldades das famílias, destacando a necessidade de trabalhar com o documento final ‘Relatio Synodi' que é fiel ao que foi discutido na sala e nos pequenos grupos.

O ‘Relatio Synodi’ – acrescentou o purpurado- junto com o questionário de 46 perguntas intitulado ‘Lineamenta’, foi apresentado as conferências episcopais, aos sínodos das Igrejas Católicas Orientais, aos departamentos da Cúria Romana, com um convite para que fossem respondidas até o dia 15 de abril deste ano. Este "período ‘intersinodal’ revelou uma preciosa oportunidade" para ouvir "o que o Espírito diz às igrejas".

Baldiserri disse que foram recebidas 99 respostas e mais de 359 comentários enviados pelas dioceses, paróquias, associações, grupos de fiéis, movimentos civis, etc. Além de universidades, instituições académicas, centros de pesquisa e numerosos estudiosos.

“Na reunião do Conselho, presidida pelo Santo Padre em 25 e 26 de maio de 2015, foi examinado o resumo preparado pela Secretaria Geral, da qual emergiu o ‘Instrumentum Laboris’ que hoje tornou-se público". Este novo documento, portanto, integra os resultados da assembleia anterior contidos no ‘Relatio Synodi’ e as respostas dos questionários. O secretário-geral da próxima assembleia destacou as partes do documento.

Baldiserri recordou também que a próxima assembleia coincide com o 50º aniversário da criação do Sínodo dos Bispos pelo Beato Paulo VI, 15 de setembro de 1965 e o próximo Jubileu Extraordinário Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, que começa dia 8 de dezembro deste ano, sendo assim, motivo de uma reflexão mais aprofundada.

Ele também indicou que a cada semana o Sínodo irá refletir sobre um dos capítulos do ‘Instrumentum Laboris’, aproveitando melhor o espaço para os círculos menores e mantendo firme “o princípio da ordem temática".



Sem comentários:

Enviar um comentário