Páginas

domingo, 21 de junho de 2015

Francisco venera o Santo Sudário em Turim

O Papa visitou a Catedral de São João Batista e rezou por alguns minutos diante da imagem impressa no linho com todas as características da Paixão de Cristo

Roma, 21 de Junho de 2015 (ZENIT.org) Staff Reporter

Neste domingo pela manhã, o Papa Francisco rezou junto ao Santo Sudário em Turim, onde à  tarde prestará homenagem a Dom Bosco por ocasião do bicentenário de seu nascimento.

Após o encontro com o mundo do trabalho, o Santo Padre foi até a Catedral de Turim, São João Batista, onde o Santo Sudário está guardado. O Pontífice se dirigiu em profundo recolhimento ao altar principal onde rezou por alguns minutos em silêncio, com as luzes apagadas, diante da imagem impressa no linho com todas as características da Paixão de Cristo. Depois, ele rezou junto ao altar dedicado ao Beato Pier Giorgio Frassati.

O Papa estava acompanhado por algumas religiosas de clausura, padres das casas do clero da diocese de Turim, capítulo dos cónegos, membros da Comissão do Sudário, alguns parentes do jovem beato italiano, Cardeal Poletto, Bispos da Conferência Episcopal do Piemonte-Valle d'Aosta e a comitiva papal.

Em 2013, por ocasião da exposição extraordinária do Santo Sudário, o Santo Padre por meio de vídeo mensagem afirmou que o rosto desfigurado do Sudário se assemelha ao de muitos homens e mulheres "feridos por uma vida não respeitadora da sua dignidade, por guerras e violência que se abatem sobre os mais fracos", mas que convida à esperança.

Na ocasião, Francisco disse que o rosto tem os olhos fechados – de um defunto-, mas “misteriosamente, olha-nos e, no silêncio, fala-nos”.

“Como é possível que os fiéis queiram parar diante deste ícone de um homem flagelado e crucificado?", indagou o Papa. "Porque o homem do Sudário nos convida a contemplar Jesus de Nazaré", explicou.

A Igreja não se pronunciou oficialmente sobre a autenticidade do Sudário que, durante anos, foi submetido a testes científicos. Alguns estudos históricos e científicos afirmam que o Sudário é do tempo de Cristo, outros, tais como teste do carbono-14 concluiu que era da época medieval (1260-1390). Ainda hoje a ciência não explica a impressão do rosto e do corpo maltratado de um homem que sofreu os traumas físicos da crucificação. A imagem é mais clara através do negativo, efeito que foi descoberto pelo fotógrafo amador Secondo Pia.



Sem comentários:

Enviar um comentário