Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2015

O ano 2015 em Taize

No final de 2011, ele disse aos jovens participantes no Encontro Europeu de Berlim: «Trata-se de motivar jovens de todos os continentes a mobilizar as suas forças e a reunir as suas expectativas, intuições e experiências. Toda esta procura será reunida num encontro que terá lugar em Taizé em Agosto de 2015. Hoje, há jovens que se interrogam: como renovar um compromisso pelos outros? Este caminho «rumo a uma nova solidariedade» deseja dar eco a um entusiasmo partilhado, dar um impulso novo a grupos de oração, integrar numa reflexão comum os desafios do mundo actual.»
(Ver: www.taize.fr/IMG/pdf/131pt_stock_web.pdf)

No contexto deste caminho, propusemos a jovens fazerem a experiência de viver em pequenas fraternidades durante algumas semanas, no coração de um bairro ou de uma aldeia, para aí dar testemunho do Evangelho e partilhar as alegrias e as tristezas dos habitantes. Uma vida ritmada por três orações comunitárias diárias, trabalho pastoral e social com as comunidades cristãs locais, visitas a pessoas isoladas ou em situação de sofrimento, animação de orações abertas a todos e de encontros de jovens. Estas experiências, simples mas muito enriquecedoras, têm marcado muitos os jovens que aceitaram o desafio. Duas delas tiveram lugar em Portugal. Ao longo do Verão, os jovens virão a Taizé dar testemunho das suas vivências e do que significou construir uma pequena comunidade provisória. E no nosso site temos tentado dar algum eco ao que eles nos vão contando:
www.taize.fr/pt_article16947.html

Desde a Páscoa, uma exposição de fotografias sobre o testemunho de vida do irmão Roger muda o ambiente em volta da igreja da Reconciliação. As reacções têm sido tão positivas que decidimos publicar um pequeno livro sobre esta exposição.

Antes do «Encontro por uma nova solidariedade», que terá em Agosto e será de facto o ponto culminante das celebrações de 2015, teremos dois momentos importantes em Taizé:
- um é já no próximo fim-de-semana, no domingo mais próximo de dia 12 de Maio, com a celebração dos 100 anos do nascimento do irmão Roger;
- o outro será em Julho, com um encontro para jovens consagrados sobre a actualidade da vocação religiosa.

Para esta celebração de Maio, convidámos os amigos da grande região à volta de Taizé a vir passar o domingo connosco. O bispo da nossa diocese vai presidir à Eucaristia, que será concelebrada por outros bispos e padres das 5 dioceses da Província Eclesiástica onde Taizé se situa. Da parte da tarde, antes da oração de acção de graças e da meia-hora de silêncio pela paz que fazemos todos os domingos, teremos vários ateliês (www.taize.fr/fr_article17796.html). Haverá opções para todas as idades, com a apresentação de alguns aspectos da vida do irmão Roger e da herança que ele nos deixou. Vamos propor a todos os que participarem neste dia de acção de graças que se associem a nós em três gestos de solidariedade (www.taize.fr/fr_article19042.html):
- juntamente com a Cáritas de Cluny, preparámos uma tarde para as crianças desfavorecidas da região, com dois espectáculos e muita animação. As pessoas da região podem ajudar a transportar as crianças, trazer comida, animar algumas actividades, etc. Será no dia 6 de Junho em Cormatin.
- no final do Verão, vamos enviar medicamentos a Cuba. A etapa da «peregrinação de confiança» a Cuba no final do ano passado fez com que os irmãos encontrassem jovens isolados, com grande sede de contactos com outras culturas e com uma grande penúria de bens essenciais. Convidámos assim dois jovens a vir passar o Verão a Taizé (esperemos que consigam o Visto!) e as visitas dos irmãos a este país vão continuar. Numa destas viagens contamos levar os medicamentos que serão recolhidos em Taizé entre 10 de Maio e 16 de Agosto, permitindo assim que todos os que o desejam se possam associar a este pequeno gesto. Em Cuba, os irmãos conheceram uma rede de pequenos centros de saúde ligados às paróquias, que permitirão distribuir os medicamentos pelas diferentes zonas do país.
- através do Serviço Jesuíta aos Refugiados (SJR) vamos a apoiar um campo de refugiados na Jordânia. Quando os irmãos foram à «peregrinação de confiança» na Austrália e Nova Zelândia sobrevoaram o Médio Oriente e ficaram impressionados com o tamanho deste campo de refugiados. Contactámos alguns amigos que trabalham no SJR e, depois de uma reflecção em conjunto, decidimos fazer uma angariação de fundos para comprar material necessário às actividades desenvolvidas no campo. Um jesuíta que está a trabalhar neste campo, grande amigo da Comunidade, encarregar-se-á de acolher um ou dois jovens voluntários que pensamos enviar à Jordânia para trabalharem no campo durante alguns meses. (www.taize.fr/pt_article602.html)

Por outro lado, esperamos também poder acolher este Verão em Taizé mais uma família de refugiados Iraquianos e, para um mês de férias, um grupo de crianças do Leste da Ucrânia.

Em todo o mundo, há jovens que estarão em comunhão connosco em Maio, organizando orações de acção de graças e gestos de solidariedade. Desta forma, celebram a memória do irmão Roger e traduzem num gesto muito concreto o seu apelo a seguir Cristo: www.taize.fr/pt_article17751.html. Se quiserem que outras iniciativas sejam anunciadas nesta página não hesitem em escrever-me.

De 5 a 12 de Julho teremos em Taizé uma semana de reflexão sobre a actualidade da vocação religiosa. Será uma ocasião exceptional para partilhas entre jovens religiosos com diferentes carismas, com intervenções de responsáveis de congregações, comunidades e mosteiros, católicos, ortodoxos e protestantes. O programa detalhado desta semana já está publicado no site:
www.taize.fr/pt_article17814.html
Entre os diferentes convidados, saliento o irmão Marcellin Theeuwes, antigo Prior Geral dos Cartuxos, que vai sair da Grande Cartuxa para dar a sua contribuição a esta iniciativa. Se conhecerem religiosos, irmãos ou irmãs, que se interessem pela experiência de Taizé, não hesitem em desafiá-los a participar ou a enviar os jovens das suas comunidades a este encontro.

No final do Verão, teremos outro encontro particular. Será um Colóquio internacional sobre o contributo do irmão Roger para o pensamento teológico. Eis alguns dos temas que serão abordados:
- «Será que o irmão Roger tinha uma teologia?» Com o pastor Gottfried Hammann, professor emérito de história do cristianismo moderno e contemporâneo na Universidade de Neuchâtel (Suíça).
- «Será possível alguém ser protestante e monge?»  Com o pastor Laurent Schlumberger, presidente da Igreja Protestante Unida de França.
- «A misericórdia e o caminho ecuménico do irmão Roger.» Com o Cardeal Kasper, antigo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
- «A mensagem de Taizé aos jovens.» Com Dimitra Koukoura, professora na faculdade de teologia de Tessalónica.
- «Combater com esperança, lutar com um coração reconciliado… um ponto de vista sul-africano.» Com o padre anglicano Edwin Arrison.
- «A procura do sentido profundo das coisas: as tradições religiosas asiáticas e o irmão Roger.» Com o arcebispo indiano Thomas Menamparampil.
O programa detalhado deste colóquio já está publicado no site: www.taize.fr/pt_article16811.html

Se conhecerem pessoas que se interessem por teologia e por Taizé, seminaristas, padres jovens, professores de moral até aos 40 anos, etc. seria bom convidá-los a participar neste encontro. Será uma oportunidade única e é pena se a ocasião não for bem aproveitada.

Os preparativos para o «Encontro por uma nova solidariedade», de 9 a 16 de Agosto, também estão a avançar a bom ritmo. Não haverá necessariamente mais gente em Taizé do que nas outras semanas do Verão, mas entre os participantes haverá mais homogeneidade nas idades e mais diversidade de origens culturais. Isso permitirá preparar um programa mais profundo e mais rico, inteiramente adaptado a jovens entre os 18 e os 35 anos. Tal como nos Encontros Europeus, muitas pessoas do exterior virão animar ateliês. Mais de 60 destes «oradores» já confirmaram a sua participação e aos poucos vamos publicando os temas na página Facebook do evento (www.facebook.com/taize.fr). Podem encontrar mais informações sobre este encontro tão especial para a nossa Comunidade em:
www.taize.fr/pt_article17062.html

Ao longo de todo o Verão, vamos ter em Taizé um espaço de arte e solidariedade, com exposições e ateliês práticos que nos farão descobrir várias culturas indígenas. Como em todas as outras actividades, o ponto alto desta iniciativa será de 9 a 16 de Agosto, com a participação de jovens artistas de todos os continentes.

Convido todos os jovens na faixa etária dos 18 aos 35 anos a virem a Taizé nessa semana e peço-vos para transmitirem este convite a todos os jovens que possam estar interessados em visitar Taizé. Será uma experiência verdadeiramente única e irrepetível! Em Portugal, há grupos a preparar-se para vir em quase todo o país: peregrinações diocesanas, paroquiais, de grupos de amigos, etc. Se quiserem ver outras peregrinações anunciadas no site (www.taize.fr/pt_article1656.html), por favor digam-me.

O Patriarcado de Lisboa está a organizar uma peregrinação diocesana, que será presidida pelo Sr. Patriarca. Alegramo-nos muito de voltar a receber em Taizé o D. Manuel Clemente, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. Recordamos com gratidão o acolhimento que ele nos proporcionou há 10 anos no Encontro Europeu de Lisboa e há 5 anos no Encontro Ibérico do Porto.

Terminaremos o «Encontro por uma nova solidariedade», na tarde de dia 16 de Agosto, com uma oração de acção de graças em memória do irmão Roger, 10 anos após a sua morte. Estarão presentes nesta oração vários responsáveis de Igrejas e também amigos da Comunidade de outras religiões e pessoas com vários tipos de responsabilidade no mundo actual.

Nas outras semanas do Verão o acolhimento continua como habitualmente em Taizé, com programas para os jovens de 18 a 35 anos que não possam vir de 9 a 16 de Agosto, mas também para famílias, adultos com mais de 35 anos e jovens entre os 15 e os 17 anos.

Neste ano de aniversários em Taizé, permanecemos em comunhão de oração,

irmão David


Sem comentários:

Enviar um comentário