Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Vaticano realiza Simpósio sobre mudanças climáticas

Antes do evento, o Papa Francisco encontrou Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas


Roma, 28 de Abril de 2015 (Zenit.org) Sergio Mora


Um encontro a fim de consolidar um consenso global sobre as mudanças climáticas no contexto do desenvolvimento sustentável, teve lugar nesta terça-feira, no Vaticano, organizado pela Pontifícia Academia das Ciências Sociais, em conjunto com Religions for Peace e United Nations Sustainable Development Solutions Network.

O seminário “Proteger a Terra, Enobrecer a Humanidade:  as dimensões morais das mudanças climáticas e da humanidade sustentável”, contou com a presença do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon; a Rainha Silvia da Suécia; o Presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, Cardeal Peter Turkson; o Presidente italiano Sergio Matarella; o Presidente do Equador, Rafael Correa Delgado; e outras autoridades e especialistas no assunto.

Antes do início da sessão plenária, o Santo Padre passou pela Casina Pio IV para saudar Ban Ki-moon, em uma audiência que durou cerca de meia hora. Por volta de meio-dia (horário de Roma), ele também recebeu o presidente Rafael Correa, no escritório da Sala Paulo VI, não muito longe do local do Simpósio.

Ban Ki-moon se dirigiu aos presentes no auditório localizado na Casina Pio IV, sede da Academia de Ciências, precisando que havia tido uma frutuosa e longa conversa com o Papa Francisco. "Elogiei sua Santidade, e todos os líderes religiosos e científicos aqui presentes para aprofundar o conhecimento a respeito da necessidade urgente de promover um desenvolvimento sustentável”. Ele destacou que "as alterações climáticas estão intrinsecamente ligadas à saúde pública, à segurança da água e dos alimentos, aos movimentos migratórios e à paz e segurança”.

"A mudança climática global tem efeitos adversos sobre vários âmbitos de nossa civilização e deve ser motivo de preocupação para todas as religiões do mundo", alertou a Pontifícia Academia das Ciências, em um comunicado. Em particular, porque "cada vez mais afecta as populações pobres". Por isso “é necessário dar a devida importância a dimensão moral”, reflectindo a encíclica papal sobre as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável a partir de 2015. Com especial atenção à ligação entre o meio ambiente e o respeito pelas pessoas, especialmente os pobres, excluídos, vítimas do tráfico humano, da escravidão moderna, as crianças e as gerações futuras.

O programa do seminário indica que pela manhã aconteceram ciclos de exposições, e à tarde, quatro painéis de discussão.

Sem comentários:

Enviar um comentário