Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

São Luís Maria Grignon de Monfort

"Se fizermos qualquer coisa para não correr riscos por Deus nunca iremos fazer algo de grande por ele, assim nos ensinou este grande santo e escravo de Nossa Senhora


Horizonte, 28 de Abril de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


São Luís Maria Grignion nasceu no dia 31 de Janeiro de 1673 na cidade de Montfort na França. Era o filho mais velho de dezassete filhos do casal João Batista Grignion de Bachelleraie e Joanna Visuelle de Chesnais. Sua família era cristã e muito devota, encaminhando sempre os filhos para o caminho de Deus. Luís teve irmãos religiosos e padres e já com onze anos iniciou os estudos no colégio dos jesuítas em Rennes. Lá recebeu uma sólida formação humana, espiritual e religiosa concluindo os estudos em 1692.

Em 1693, segue para o seminário de S. Sulpício para os estudos teológicos em vista da ordenação sacerdotal. Seu aproveitamento foi notável e destacou-se no aprendizado e vivência das virtudes aprendidas e em especial aprimorou e aprofundou a devoção à Nossa Senhora. Ordenou-se sacerdote no dia 5 de Junho de 1700. Iniciou sua caminhada de evangelização pregando aos pobres e veio a tornar-se capelão do hospital de Poitiers. Mas no seu coração emergia o desejo de vida missionária e para que isso fosse confirmado pela Igreja, viajou para Roma em 1706 para conversar com o Papa Clemente XI.  Após a conferência com o Papa, este o envia sob o título de Missionário Apostólico.

Retornando para a França encontra grandes conflitos causados pelo surgimento da heresia jansenista, a qual combateu fortemente. Durante muitos anos pregou em missões por toda a França, em especial aos humildes, levando-os a conversão e ao aprofundamento da vivência e conhecimento da doutrina cristã com foco na devoção à Nossa Senhora da qual veio a escrever diversos registos, dentre eles o belíssimo “Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Maria”. Fundou a Congregação dos Missionários Monfortinos, a Congregação das Filhas da Sabedoria e dos Irmãos de S. Gabriel. O Bispo da cidade de La Rochelle o convidou a fundar uma escola de formação que iniciou-se em 1715 e veio a ter mais de 400 alunos.

Em virtude do seu árduo trabalho e dedicação missionária, foi acometido de diversas doenças que fragilizaram sua saúde física e veio a falecer no dia 28 de Abril de 1716 com 43 anos. Foi beatificado em 1888 e canonizado, em Roma, em 1947 pelo Papa Pio XII. Seus textos foram publicados em 1842 e são hoje uma grande referência para a piedade e espiritualidade mariana.

Sem comentários:

Enviar um comentário