Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Santo Adalberto

Ele, como o bom Pastor, desde o início despendeu a própria existência pelo rebanho, e ofereceu-a definitivamente com o martírio sofrido


Horizonte, 23 de Abril de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


O nascimento de Adalberto data aproximadamente no ano 956, na cidade de Libice nad Cidlinou, Bohemia, actualmente República Tcheca. Era proveniente de uma família rica e tinha cinco irmãos. Seu nome de origem era Wojciech. Seu pai era governador do principado de Zlican. Logo na infância foi acometido de uma grave doença. Seus pais fizeram então uma promessa de consagrar o menino a Deus caso recuperasse a saúde. Assim o fizeram. Adalberto se recuperou e logo foi iniciado nos estudos rumo ao sacerdócio. Estudou na cidade de Magdeburgo, sob a orientação do Santo Adalberto de Magdeburgo. Após a morte de Santo Adalberto, o jovem tomou para si o mesmo nome. Destacava-se pela inteligência e zelo para com os estudos, sendo logo reverenciado em toda a Europa.

Concluiu seus estudos no ano de 980 e tornou-se sacerdote na cidade de Praga. Após o primeiro ano de sua ordenação faleceu seu pai. No ano de 982, Adalberto tornava-se bispo de Praga e empreendia forte campanha contra o paganismo que dispersava os cristãos em Praga e em sua cidade natal. Também enfrentou o desafio do comércio de escravos e da poligamia. Apesar de seus esforços, não conseguiu grande êxito. Abandonou então sua diocese, renunciando ao cargo no ano de 989 e retirando-se para um mosteiro beneditino em Roma.

Passado quatro anos, o Papa João XV enviou Adalberto de volta à Praga onde o reinvestiu Bispo. Seus esforços novamente são insuficientes, diante das hostilidades do seu povo e novamente Adalberto retira-se da Diocese. Por ordem do agora Papa Gregório V, Adalberto retoma o bispado em um tempo mais agressivo. Seus parentes foram mortos e Adalberto foi impedido de entrar na cidade pelo Duque de Bohemia. Foi então ser missionário na Prússia, que ainda era paganizada. Ficou na cidade de Danzig e iniciou uma campanha de evangelização que converteu quase toda a população.

Mas os líderes pagãos, insatisfeitos com a acção de Adalberto, planearam a sua morte e no dia 23 de Abril de 997, ele foi executado com sete golpes de lança e em seguida decapitado. Foi enterrado no convento de Gniezno. O papa Silvestre II canonizou Adalberto no ano de 999. Em 1039, suas relíquias foram trasladadas para a catedral de Praga.

Sem comentários:

Enviar um comentário