Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Papa Francisco: a doutrina social de São João Paulo II é mais actual do que nunca

O Santo Padre agradece à Fundação João Paulo II e lhe recorda a importância da palavra solidariedade


Cidade do Vaticano, 27 de Abril de 2015 (Zenit.org)


O papa Francisco recebeu na manhã deste sábado os membros da Fundação João Paulo II e, em seu discurso, destacou que “a canonização de João Paulo II deu um novo impulso ao trabalho da Fundação no serviço da Igreja e da evangelização. Ela o tornou, se isto é possível, ainda mais universal, como é universal o culto que o povo de Deus agora lhe presta”.

Francisco observou que a fundação oferece uma preciosa contribuição para que a herança espiritual do santo pontífice continue fecundando o grande campo da Igreja e sustentando o seu caminho na história.

Ele também agradeceu pelas iniciativas de carácter educativo que a fundação realiza em favor dos jovens, recordando que João Paulo II sempre teve um grande amor e atenção pastoral por eles. A fundação contribui, destacou o papa, para que o carisma e a paternidade de São João Paulo II continuem dando frutos.

Francisco disse aos presentes que a fundação oferece a leigos e sacerdotes “oportunidades preciosas para enriquecer a sua formação, a fim de os deixar mais preparados para acompanhar as comunidades nos desafios culturais e pastorais do nosso tempo (...) Para este fim, vocês podem extrair muito do rico magistério de doutrina social que São João Paulo II nos deixou e que se demonstra mais actual do que nunca”. Basta pensar em uma das palavras-chave do magistério dele: “solidariedade”. É uma palavra “que talvez alguns tenham achado que deveria desaparecer, mas que, na realidade, conserva hoje toda a sua força profética”, enfatizou Francisco.

Para encerrar, o Santo Padre recordou aos membros da fundação que é importante eles viverem esta solidariedade entre si, “alimentando-a continuamente com a fraternidade cristã, animada, por sua vez, pela oração e pela docilidade à Palavra de Deus”.

Sem comentários:

Enviar um comentário