Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Nepal: governo avisa que pode haver mais de dez mil mortos

Igreja reage à emergência com todos os seus recursos


Madrid, 29 de Abril de 2015 (Zenit.org) Ivan de Vargas


Desde o sábado passado, o Nepal é um país imerso no desastre e em luta para recuperar com vida as pessoas ainda presas nos escombros.

O primeiro-ministro do país, Sushil Koirala, informou que o número de mortos no terremoto pode passar de dez mil. "Estamos fazendo o possível para resgatar os sobreviventes. É um desafio e um momento muito difícil para o Nepal".

A situação é ainda pior nas áreas rurais: estradas destruídas e más condições climatológicas tornam o acesso quase impossível.

O pe. Boniface Tigga, superior regional da Companhia de Jesus no Nepal, solicitou aos amigos e simpatizantes de todo o mundo que apoiem o socorro. Os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora presentes no país também estão ajudando na emergência. A rede Cáritas Internacional está enviando ajuda material aos numerosos atingidos pela catástrofe. Um grupo de religiosos camilianos está indo a Katmandu para prestar serviços de saúde no Centro Pastoral do Vicariato Apostólico sob a coordenação do irmão Madhu.

A Igreja católica está presente em 58 dos 75 distritos do Nepal com programas de segurança alimentar, de promoção humana, social e económica e de apoio a crianças, mulheres e agricultores.

O governo solicitou da comunidade internacional o envio de barracas, remédios e outros materiais de emergência, consciente de que a recuperação é "um grande desafio". A comida, a água e a electricidade escasseiam em todo o território, piorando a situação e dificultando as tarefas de resgate. Há contínuas réplicas desde o terremoto principal e teme-se que novos tremores derrubem as frágeis estruturas que se mantiveram de pé. "As pessoas estão dormindo à intempérie, com chuva", lamentou Koirala.

O executivo recebe pedidos de ajuda de todo o país, mas é incapaz de dar respostas devido aos cortes nas comunicações e à falta de preparação das equipes de resgate. Vários países já enviaram ao Nepal todo tipo de ajuda e de recursos para contribuir, mas o colapso dos aeroportos e os problemas de electricidade complicam a chegada da ajuda às áreas mais isoladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário