Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Maradona: O primeiro fã de Francisco sou eu

O Papa cumprimenta Maradona, que entra no projecto Scholas Occurrentes


Roma, 23 de Abril de 2015 (Zenit.org)


Diego Armando Maradona cumprimentou na manhã de hoje o Santo Padre. Foi na residência Santa Marta, destacou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. "Quero agradecer a Francisco por todo o amor que me dá". Com estas palavras, o controverso jogador de futebol começou as suas declarações após o encontro com o Papa, em uma conferência de imprensa realizada na Rádio Vaticano, no contexto da apresentação dos novos projectos de Scholas Occurrentes.

José María del Corral, iniciador do projecto e Maradona anunciaram a realização no mês de Outubro do II jogo pela Paz no Estádio Olímpico de Roma.

Além disso, o 'pive de oro’ disse que “temos um Papa muito bom, fantástico, eu diria”. E explicou que tiveram a oportunidade de falar de muitas coisas, de Scholas, da fome dos meninos, “para que os jogadores nos unamos e façamos de uma vez por todas algo por essas crianças que em muitas partes do mundo não têm o que comer”. Finalmente assegurou ser fã de Francisco, “o primeiro fã de Francisco sou eu”, afirmou Maradona.

Em seguida, se apresentaram os objectivos de Scholas Occurrentes, a rede educativa mundial promovida pelo mesmo pontífice activa particularmente entre os jovens das periferias urbanas e em dificuldade. Tais objectivos são “tecnologia, arte e inclusão”.

A propósito, falou-se dos projectos específicos que pede a cada Igreja local. Por exemplo, Catalunha está tentando mudar sua normativa para aceitar Scholas. No Paraguai está buscando dupla escolaridade e unindo escolas públicas com privadas.

Dessa forma, anunciaram a decisão de avançar em um acordo global, inédito, que firmaram há poucas horas diante do Papa. “Já existem 5 países que responderam afirmativamente nestas 48 horas”, indicou José María del Corral. Da mesma forma já indicaram que existem meios de comunicação importantes comprometidos para difundir as actividades de Scholas nos diversos bairros.

No encontro com o Santo Padre e os representantes de Scholas, Francisco disse que "hoje em dia uma criança vê como algo normal morrer de fome, estar enfermo, roubar, matar, viver em bandas. E a proposta para alguns sectores da sociedade: trabalhar para o tráfico de drogas. São as propostas mais próximas das crianças pobres. Por isso também advertiu que “este é um caminho rumo ao suicídio: suicídio moral, suicídio existencial. Eu não quero que a humanidade se suicide. E existem muitas crianças que são vítimas de toda essa violência e essa pobreza”.

O Papa disse que há excepções, mas em geral, pelo que ele conhece da América Latina e algo da África, é incapaz de reagir. "Esta proposta abre horizontes, é criativa, como a educação das três linguagens coordenadas: a linguagem da mente, a linguagem do coração e a linguagem da mão, ou seja, do trabalho coordenado", disse o pontífice.

Del Corral também indicou que, quando apresentaram o projecto educacional Scholas para Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas o passou para a UNICEF, que enviou técnicos que documentaram tudo.

Na próxima etapa, serão seleccionados 15 projectos, com a ajuda de técnicos aos quais também se uniu a IBM, além do suporte de Google. Há interesse na Europa, acrescentou, e na Itália pediram para acelerar mais no que se refere ao futebol como uma ferramenta educacional. Recordou também que no Paraguai já existe um programa piloto em 60 escolas, com dupla escolaridade..3

Sem comentários:

Enviar um comentário