Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Cuba: alegria e esperança pela próxima visita do Papa

O Santo Padre vai viajar para Cuba em Setembro fazendo escala antes de visitar os EUA


Roma, 23 de Abril de 2015 (Zenit.org)


A Igreja de Cuba recebeu nesta quarta-feira com alegria e esperança a próxima visita do Papa Francisco para a ilha em Setembro, coincidindo com a nova era de aproximação entre Havana e Washington, processo em que a Santa Sé actuou como mediadora, disse o secretário adjunto da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba (COCC), Mons. José Félix García.

O Santo Padre vai viajar para Cuba antes de visitar os EUA em Setembro, informou nesta quarta-feira o Vaticano, para consolidar a sua mediação na restauração das relações entre os dois países após mais de meio século de desconfiança.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, não especificou quanto tempo durará a escala na ilha, e só destacou que o Papa aceitou os convites formulados pelo Governo e a Igreja Católica de Cuba. Francisco tem agendada uma entrevista com o presidente Barack Obama no dia 23 de Setembro.

Esta será a primeira visita do Papa à ilha caribenha. Seus dois antecessores, João Paulo II e Bento XVI, estiveram em Cuba em 1998 e 2012, respectivamente, e se reuniram com o ex-presidente Fidel Castro.

"Há muita esperança com essas visitas pelo papel importante que desempenhou o Papa e ante os possíveis encontros com os presidentes dos dois países, que terão não só um valor simbólico, mas também um efeito directo no diálogo entre Cubra e Estados Unidos”, assegurou Mons. García.

O secretário adjunto da COCC ressaltou que os fieis cubanos valorizam muito a participação no degelo diplomático entre a Havana e Washington do Santo Padre, que "irradia uma simpatia muito especial pela bondade e simplicidade que marcam o estilo de seu pontificado". "Vimos este Papa envolvido em lugares de conflito, como Israel e Albânia... segue de forma muito directa o evangelho de Jesus Cristo, que sempre apoiou a solução de conflitos por meio do diálogo”, disse.

Por sua parte, o porta-voz da Arquidiocese da Havana, Orlando Márquez disse que a visita de Francisco é "uma grande notícia" e uma razão para “estar muito feliz", já que "o país vive um momento muito especial, desde que os presidentes de Cuba e EUA anunciaram o processo para restaurar as relações, e ambos agradeceram ao Papa por seus esforços para incentivar este processo".

O anúncio da viagem papal coincide com a chegada a Cuba, desde ontem até 28 de Abril, um dos seus colaboradores mais próximos, o prefeito da Congregação para o Clero, o cardeal Beniamino Stella.

Está previsto que o prelado visite os três seminários da ilha – em Santiago de Cuba, Camaguey e La Havana – e se reúna com os bispos cubanos. Além do mais, pode ser que tenha um encontro com funcionários do Governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário