Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Campeão de boxe é recebido pelo Papa

Eles conversaram sobre um projecto para tratar Parkinson e doenças mentais através do treino para pugilismo


Roma, 23 de Abril de 2015 (Zenit.org) Federico Cenci


O boxe como tratamento de doenças físicas e psicológicas foi o tema central da conversa  entre o Papa Francisco e o ex-boxeador Vincenzo Cantatore, no final da Audiência Geral, na Praça de São Pedro.

O boxeador que carrega uma licenciatura em ciências políticas e um título de Campeão Europeu na categoria peso leve, quando desceu do ring iniciou uma série de actividades em solidariedade aos detidos, crianças hospitalizadas e jovens com transtornos mentais.

Na sequência deste compromisso para com o próximo Cantatore está levando adiante um projecto criado anos atrás nos Estados Unidos por Kristy Follmar, também ex-boxeadora. Observadora atenta, Follmar percebeu que os exercícios preparatórios para o pugilismo produziam em pacientes que sofrem da doença de Parkinson, melhorias para a mobilidade dos membros.

Os resultados positivos também foram detectados por pesquisadores norte-americanos, que descobriram que a gama de benefícios produzidos por esses exercícios transcendem o Parkinson. Além disso, as pessoas que praticam treinos intensos reduzem o risco de depressão em cerca de 30% e aqueles que praticam em nível médio-alto reduzem em 20% em comparação com aqueles que praticam actividades em nível baixo.

Pesquisas recentes confirmam que actividades desportivas de particular intensidade e variedade de exercícios físicos estimula a produção de dopamina. A elevação do nível de dopamina, permite que o cérebro envie comandos de outra forma em indivíduos que sofrem, beneficiando pessoas com transtornos depressivos, psicóticos tratados com neurolépticos, distúrbios de dependência de substâncias, e doentes de Parkinson.

À luz destas verificações, nos Estados Unidos se espalhou o uso do treino para pugilismo como uma ferramenta para ajudar os doentes. Hoje, existem 59 academias apoiadas pelo Departamento de Saúde dos Estados Unidos, que oferecem um ring de treino específico para pessoas com transtornos mentais e Parkinson.

Tiberio Roda, empresário que em 2013 foi diagnosticado com uma forma leve da doença de Parkinson, para saber mais foi pessoalmente a Indianápolis, onde o método de treinamento é muito utilizado graças ao projecto Rock Steady Boxing, do ex- boxeador  Marion County. Roda ficou impressionado com a natureza dinâmica e eficaz do programa, a ponto de tentar obter uma academia que pudesse ajudar a levar o projecto para a Itália.

O destino de Roda foi cruzado com o de Cantatore em Milão. Os dois têm compartilhado e desenvolvido o interesse sobre este método de treinamento. Hoje, eles levam adiante o projecto No Contact Boxing junto com o Dr. Santo Rullo, ex-presidente da Sociedade Italiana de Psiquiatria Social e fundador da Villa Letizia, uma comunidade terapêutica para pessoas que sofrem de problemas mentais, que adopta um método de reabilitação centrado no desporto.

O projecto - explicou a ZENIT Vincenzo Cantatore, após o encontro com o Papa - "prevê a criação de um grupo exclusivo de treinamento para pugilismo sem contacto, direccionado para pessoas que sofrem da doença de Parkinson, doenças mentais ou dependência de drogas”. Os medicamentos reduzem o nível de dopamina e o treino para pugilismo consegue reequilibrar. Cantatore já começou a trabalhar nesse sentido, recebendo os primeiros resultados encorajadores com pacientes da "Villa Maraini".

O ex-boxeador também falou desta experiência mais recente com o Santo Padre, que ficou positivamente impressionado com o projecto, especialmente o aspecto da gratuitidade. Cantatore ressalta que a intenção é tornar o treino acessível também aos menos favorecidos. Para isso - observa o ex-boxeador- "será indispensável consciencializar as Instituições ​​e receber um apoio concreto, a fim de tornar o projecto acessível a todos". Enquanto isso, o apoio ao projecto chega do Papa Francisco. E não é pouca coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário